“Nós não sabemos qual o projeto de desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul”, afirma deputado sobre proposta de aumento de ICMS
O deputado também relatou sobre propostas discutidas na COP 28 para redução de emissão de gás carbônico
Durante sua participação no programa Campo em Dia, da Clic Rádio, na última sexta-feira (15), o deputado estadual Zé Nunes (PT) que esteve na COP (Conference Of the Parties) 28 em Dubai, representando a Delegação Brasileira e relatou sobre as propostas discutidas no evento para a redução de emissão de gás carbônico e sobre a proposta de aumento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O parlamentar comentou sobre a discussão relacionada aos créditos de carbono e ressaltou que em breve dentro de qualquer empreendimento terá a necessidade de medir, prever e apresentar dentro do projeto o balanço de carbono.
Zé Nunes também comentou sobre o comércio de carbono, nos quais as entidades que mais emitirem e não conseguir reduzir terão que comprar créditos para equilibrar os seus projetos. O mesmo ressalta que, as entidades que tem balanço positivo de carbono poderão vender o mesmo.
O deputado também destacou em sua participação, sobre o projeto de aumento de ICMS de 17% para 19,5%. Segundo o mesmo, está sendo feito um debate pela competitividade do Rio Grande do Sul, quando comparado aos estados de Santa Catarina e Paraná e quando comparado a muitos produtos com o Mercosul.
Nós não sabemos qual o projeto de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul
De acordo com Zé Nunes, o estado tem perdido setores de indústria. O mesmo destaca que, o plano B proposto pelo governador, propõe tirar o incentivo da cesta básica e isso culminaria no encarecimento do custo de vida.
- Confira a entrevista completa: