Embaixador da Austrália elogia preparação gaúcha para a Copa 2014
Foi com um entusiasmado “Parabéns!” que o embaixador da Austrália no Brasil, Brett Anthony Heckett, cumprimentou o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 no RS (CGCopa), Maurício Santos, após a reunião com o governador em exercício Beto Grill nesta quarta-feira (8). O encontro no Palácio Piratini encerrou a manhã de atividades do diplomata e da primeira secretária da Embaixada, Marion Walshe, em Porto Alegre, em razão da Copa 2014.
A visita das autoridades começou pela Arena do Grêmio, estádio que será utilizado como campo de treinamento para seleção australiana. Além do gramado e dos vestiários, eles conheceram a sala de conferência, com capacidade para 400 jornalistas. “É um maravilhoso estádio”, disse Heckett.
A Arena receberá os treinos da equipe em preparação para o jogo contra a Holanda, que será no dia 18 de junho no Beira-Rio. O estádio oficial da Copa do Mundo em Porto Alegre foi o segundo local verificado pelos australianos. Eles caminharam pelo gramado e vestiários e conheceram as demais estruturas do estádio que está 97% concluído. O gerente do escritório da Fifa em Porto Alegre, Paulo Jukoski, o Paulão, também acompanhou a vistoria.
“É muito impressionante. Todos os assentos são muito perto da grama, e o estádio é moderno e confortável. A equipe australiana ficará muito feliz jogando aqui”, exclamou o diplomata. “Para Porto Alegre, é muito importante ter dois maravilhosos estádios. Eu estive em outras partes do Brasil e posso dizer que os estádios daqui são tão bons ou até melhores do que em outros lugares”, completou.
Copa trará 20 mil australianos ao RS
Segundo o embaixador, assim como os brasileiros, os australianos também são apaixonados por futebol, além de gostarem muito de viajar. Esses dois elementos, garante ele, farão com que cerca de 20 mil pessoas do país venham torcer pela Socceroos, apelido da seleção do país.
Como o próximo jogo da equipe ocorrerá apenas no dia 23 de junho em Curitiba (uma segunda-feira), ainda na Região Sul, os jogadores e turistas terão alguns dias para aproveitar a estadia no Rio Grande do Sul. “Muitos torcedores devem vir a Porto Alegre e hospedar-se em cidades próximas. Eles devem ficar de uma a duas semanas visitando o Estado.”
Oportunidade para ampliar relações
À tarde, o secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Ricardo Petersen, e o coordenador executivo do CGCopa, Maurício Santos, junto com sua equipe, receberam o embaixador na Secretaria do Esporte e do Lazer (SEL). No encontro, foram tratados temas como a preparação do Rio Grande do Sul para Copa do Mundo, principalmente nas áreas de segurança e turismo.
O secretário Petersen destacou a receptividade e a hospitalidade dos cidadãos do Rio Grande do Sul. “O povo gaúcho gosta de receber as pessoas. Temos a tradição de recepcionar bem os visitantes. Espero que vocês voltem com essa boa impressão”, afirmou.
O embaixador Brett Anthony Heckett destacou ainda a qualidade do transporte e dos hotéis. “Agora nós precisamos trabalhar para aproveitar as oportunidades antes e depois da Copa, principalmente no que se refere ao turismo. Os australianos não conhecem muito o Rio Grande do Sul, mas tenho certeza que com informação tudo vai ser diferente e vocês terão muitos australianos por aqui”, enfatizou.
Utilizar a Copa como uma oportunidade de promover o Estado e ampliar as relações entre o RS e Austrália são também focos do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado. “Essa é uma oportunidade de levar o Rio Grande do Sul para os australianos, mas também, posteriormente, de manter e ampliar essas relações”, confirmou Maurício Santos.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, delegado federal Sergio Henrique Silva da Silva, que representou a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Texto: Nathália Ely/SEL