Eduardo Leite registra denuncia contra Jean Wyllys por homofobia
O governador do Rio Grande do Sul foi chamado de "gay com homofobia internalizada" por manter escolas cívico-militares


O governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, apresentou uma denúncia no Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) por declarações homofóbicas. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20) através das redes sociais do chefe do Executivo gaúcho.
Jean Wyllys utilizou uma rede social para criticar a decisão de Eduardo Leite em manter as escolas cívico-militares no estado. Ele afirmou que “gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”, referindo-se ao governador gaúcho. O presidente Lula (PT) anunciou que encerraria o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
De acordo com Leite, o ex-deputado tem o direito de discordar da sua decisão, mas afirmar que a mesma foi tomada com base em suas preferências sexuais é um ato de homofobia. O governador salientou que também acionou a Justiça contra Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro quando sofreu ataques homofóbicos dos mesmos.
A denuncia foi protocolada na quarta-feira (19) depois de uma discussão acalorada entre ambos no Twitter. Lucas Mourão, advogado de Jean Wyllys, declarou desconhecer a acusação formal.
Assista a declaração de Eduardo Leite: