Eduardo Leite é eleito Governador do Rio Grande do Sul pela segunda vez
Eduardo Leite foi eleito como Governador do Rio Grande do Sul pela segunda vez, derrotando Onyx Lorenzoni no segundo turno


Eduardo Leite foi eleito como Governador do Rio Grande do Sul pela segunda vez consecutiva. No segundo turno, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) derrotou o deputado Federal Onyx Lorenzoni, do Partido Liberal (PL), ex-ministro do Governo Bolsonaro.
Acompanhe a apuração dos votos no Rio Grande do Sul e no Brasil:
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite nasceu em Pelotas e foi eleito governador do Rio Grande do Sul pela primeira vez em 2018. Bacharel em Direito, foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017, cidade onde também foi vereador.
Leite iniciou sua carreira política no movimento estudantil, como presidente do Grêmio Estudantil de sua escola. Graduado pela Faculdade de Direito da UFPel, filiou-se ao PSDB e concorreu a vereador em 2004, obtendo a primeira suplência e assumindo a vaga após a cassação do vereador Cururu por ter realizado uma sessão de exorcismo na câmara municipal.
Logo depois, integrou a administração municipal, primeiro como assessor e secretário interino e depois como chefe de gabinete nos governos de Bernardo de Souza e Fetter Júnior. Em 2008, foi eleito vereador e presidiu a Câmara Municipal de 2011 a 2013.
Após alcançar a suplência para a Assembleia Legislativa na eleição de 2010, Leite foi eleito prefeito de Pelotas em 2012, permanecendo no cargo durante quatro anos e sendo sucedido por Paula Mascarenhas, sua vice-prefeita.
Na eleição de 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul no segundo turno com 53% dos votos válidos, derrotando o governador José Ivo Sartori. Tornou-se assim um dos governantes mais jovens da história do estado e o primeiro governador brasileiro abertamente homossexual.

