Deputado foi à Brasília negociar auxílio emergencial para pescadores da Lagoa dos Patos
O deputado também falou sobre o programa Minha Casa Minha Vida Rural, sobre a Classificação de Tabaco no Galpão, dentre outros assuntos


O deputado estadual Zé Nunes (PT) participou do programa Campo em Dia, transmitido pela Clic Rádio, na manhã desta sexta-feira (1) para falar sobre programa Minha Casa Minha Vida Rural, a Classificação de Tabaco no Galpão, dentre outros assuntos.
O programa Minha Casa Minha Vida Rural já havia sido lançado em outros momentos do governo, mas não estava sendo mais executado. O deputado destaca que na região Sul, a população que reside na área rural ainda tem um déficit habitacional grande.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
São duas modalidades no programa, uma é a subvenção destinado para as famílias mais pobres do campo e a outra modalidade é no financiamento subsidiado para agricultura familiar. O programa ainda não está totalmente detalhado.
PIB acima da expectativa
O deputado também trouxe o dado, que segundo instituições terá um aumento acima da expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) , o que irá diminuir a perspectiva de inflação dos próximos dois anos. Ele afirma também que a população ligada a agricultura espera uma redução das taxas de juros dos financiamentos agrícolas.
Fato que também irá impactar o Plano Safra começa a ser elaborado e será lançado em julho. O regime que está em vigor teve taxas de juros diminuídas, mas ainda são taxas altas
Pescadores da Lagoa dos Patos
A lagoa passa por um processo de salinização que faz com que a população de certos peixes e outras espécimes cresça. Esse ano devido aos fenômenos climáticos El Niño, causou muitas chuvas e afetou a produção e a renda de pescadores da região.
O parlamentar diz que esteve em Brasília na quinta-feira (29) na tentativa de conseguir um auxílio emergencial para as famílias afetadas, mas destaca que para isso precisa ser emitida uma medida provisória.
Classificação de tabaco no galpão
Sobre o tema o parlamentar destaca que será feita uma reunião com os advogados da Afubra para debater sobre a Classificação de fumo na propriedade junto ao Tribunal de Justiça.
Na semana que vem será feita uma reunião com o desembargador-relator, onde o tema será discutido. De acordo com o parlamentar, as empresas de tabaco já se preparavam para classificar o tabaco nas propriedades.
- Confira a entrevista completa: