Brigada Militar auxilia no salvamento de recém-nascida engasgada
O salvamento da recém-nascida ocorreu nesta quinta-feira (27) na rua Marechal Floriano, em São Lourenço do Sul
Nesta quinta-feira, 27 de outubro, a Brigada Militar realizou salvamento de uma recém-nascida que estava engasgada. O caso ocorreu na rua Marechal Floriano, em São Lourenço do Sul.
A Sala de Operações recebeu uma ligação através do número de emergência 190, informando que uma recém-nascida de 21 dias de vida estava engasgada.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O policial militar da Sala de Operações acionou a viatura que estava em patrulhamento e manteve-se na linha com a mãe do bebê, orientando sobre como proceder a manobra de Heimlich, a mãe obteve êxito e o bebê voltou a respirar.
Em ação rápida os policiais militares chegaram na residência e conduziram a recém-nascida ao Hospital de Pronto-Socorro para avaliação médica, o bebê passa bem.
Manobra de Heimlich em recém-nascido
- 1- Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
- 2-Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
- 3-São batidas vigorosas para que a gente consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
- 4-Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
- 5-Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
- 6-Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra.
Assista o vídeo e entenda o procedimento com recém-nascido: