Pepe Mujica anuncia estar com tumor no esôfago
Ex-presidente do Uruguai, de 88 anos, revelou a doença nesta segunda-feira e descreveu órgão como "muito comprometido"
O ex-presidente do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, de 88 anos, revelou nesta segunda-feira (29) que foi diagnosticado com um tumor no esôfago durante um check-up médico realizado na última sexta-feira (26). Em pronunciamento, ele descreveu o órgão afetado como “muito comprometido”.
De acordo com o próprio ex-presidente, o seu caso é complexo, mencionando uma doença imunológica que o aflige há mais de duas décadas. Os rins e outros órgãos também estão afetados, criando dificuldades para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia. Ainda assim, o ex-presidente uruguaio afirmou que continuará “militando com os companheiros”, mantendo-se fiel à vida que seguiu como agricultor depois da política.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Mujica assumiu a presidência uruguaia de 2010 a 2015, passando o cargo para seu correligionário Tabaré Vázquez. Desde então, ele serviu dois mandatos no Senado antes de se aposentar em 2020, tendo a pandemia de Covid-19 como um fator influente em sua decisão, como dito pelo próprio na época.
Antes de sua carreira política formal, Mujica foi membro proeminente do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, onde participou de operações de guerrilha contra a ditadura que governava o Uruguai. Como guerrilheiro, totalizou quase 15 anos preso.
Suas mensagens transmitidas com simplicidade continuam ganhando adeptos mesmo após aposentadoria.
Assista o pronunciamento de Mujica sobre a doença: