Papa Francisco faz discurso contra legalização de drogas
Sua fala ocorreu no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1987 e celebrado no dia 26 de junho

Em um contundente discurso durante sua audiência semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (26), o Papa Francisco alertou contra a legalização das drogas e chamou os traficantes de “assassinos”. Sua fala ocorreu no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1987 e celebrado no dia 26 de junho.
“A redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo. Isto é uma ilusão, como foi proposto por alguns, ou já implementado, em alguns países. Se for liberalizado, o consumo será maior”, afirmou o pontífice.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O Papa enfatizou a importância da prevenção, destacando a necessidade de ensinar aos jovens os “valores que constroem a vida pessoal” e de dar suporte às pessoas já afetadas pelo vício.
Traficantes de Drogas: “Assassinos”
“Não podemos ignorar as intenções e más ações dos distribuidores e traficantes de drogas. Eles são assassinos”, declarou Francisco. Ele continuou, chamando os traficantes de “traficantes da morte”. “Quantos traficantes de morte existem, movidos pela lógica do poder e do dinheiro a qualquer custo! Esta praga, que produz violência e semeia sofrimento e morte, exige um ato de coragem de toda a nossa sociedade”, disse o Papa.
Francisco também destacou o impacto ambiental da produção e do tráfico de drogas, mencionando especificamente a bacia amazônica como uma área afetada.
STF Descriminaliza Porte de Maconha
Na terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Com isso, o porte deixa de ser crime, mas segue sendo conduta ilícita.
Na quarta-feira (26), os ministros fixaram em em 40 gramas ou seis plantas fêmeas de Cannabis sativa a quantidade de maconha para caracterizar o porte para uso pessoal e diferenciar usuários e traficantes.