Página falsa do Enem é usada por golpistas para roubar dinheiro da inscrição
Criminosos criaram um site paralelo muito parecido ao site oficial do INEP; pagamento de R$ 85 via pix ou boleto caía diretamente em uma conta usada pelos golpistas
A família da jornalista Mônica Siqueira teve uma surpresa desagradável quando tentou fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Moradora de Brasília, a filha dela, ainda menor de idade, quer fazer a prova como forma de treinamento, mesmo antes de concluir o ensino médio.
Ao tentar fazer a inscrição na última quinta-feira (30), ela usou o Google para pesquisar o endereço da página de inscrição e encontrou um site que se passava pelo oficial. Era, no entanto, uma página falsa.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Ao seguir o procedimento e informando alguns dados, a estudante chegou à página da cobrança de R$ 85, que oferecia a opção de pagamento por boleto ou pix. Mônica fez o pagamento, inclusive com pequeno desconto, por ter escolhido a opção pix.
Sem receber qualquer email de confirmação, mãe e filha passaram a desconfiar de que se tratava de um golpe. Inclusive, a filha notou que o site da suposta inscrição sequer perguntou se a prova seria feita por participante “treineiro”, que é o caso dela, ou “para valer”.
Site foi derrubado
O site paralelo que estariam sendo feitas as falsas inscrições ” inscricao-2024.com” foi derrubado. No entanto, caso volte ao ar novamente, a principal diferença para o site fraudulento é que as inscrições corretas podem ser pagas por cartão de crédito e débito e não apenas por boleto e pix.
*informações fornecidas pela Agência Brasil