Inaugurada ponte construída com financiamento privado em Nova Roma do Sul
A estrutura antiga foi destruída pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023; Governo Federal retirou a construção da lista de projetos emergenciais
Foi inaugurada na manhã de sábado (20) a nova ponte que liga as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul, após a antiga estrutura ser destruída pelas enchentes que atingiram o estado em 2023. A nova estrutura recebeu o nome de Nossa Senhora de Caravaggio. O trânsito para veículos no local foi liberado após quatro meses da destruição.
A ponte centenária que havia no local, no mesmo trecho da ERS 488, caiu no dia 4 de setembro do ano passado durante a cheia do Rio das Antas. Para reintegrar a passagem entre os dois municípios serranos, a comunidade criou a Associação Amigos de Nova Roma do Sul, com objetivo de arrecadar fundos para possibilitar a reconstrução da ponte.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A expectativa do grupo, segundo o presidente da associação em entrevista à RBS TV, era arrecadar R$ 6 milhões para a obra de reconstrução da ponte. Contudo, a mobilização superou a meta, totalizando R$ 7 milhões arrecadados.
Governo Federal retirou a construção da lista de projetos emergenciais
Entre as necessidades que motivaram o reposicionamento ágil da estrutura ligando a cidade até Farroupilha estão os atendimentos de saúde. A construção também foi movida por devoção e fé. Uma imagem de Nossa Senhora do Caravaggio foi concretada no local para pedir proteção.