Guaíba celebra a inauguração da segunda maior escadaria do Brasil
O evento de inauguração ainda contou com apresentações artísticas de CTGs e DTGs de Guaíba, além dos shows de Mano Lima e Gaúcho da Fronteira


A Escadaria 14 de Outubro foi inaugurada na última sexta-feira (5), em Guaíba. Considerada a segunda maior escadaria com mosaico em ladrilhos do Brasil, é composta por sete imagens que narram a história da Revolução Farroupilha. A intervenção artística se destaca como um marco na história da cidade e do Rio Grande do Sul.
A iniciativa, realizada pela Prefeitura Municipal de Guaíba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, foi executada pela Produtora Rua das Artes, contou com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC) e o patrocínio das empresas Toyota do Brasil e Farmácias São João. A escadaria, composta por 132 degraus e seis patamares ao longo de sua extensão, é dividida em sete lances, cada um exibindo uma imagem que revela detalhes históricos à medida que os visitantes sobem em direção ao topo.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O responsável pelo trabalho foi o artista plástico Léo Filho. O evento de inauguração ainda contou com apresentações artísticas de CTGs e DTGs de Guaíba, além dos shows de Mano Lima e Gaúcho da Fronteira.
O nome da escadaria é em homenagem a fundação da cidade, datada em 14 de outubro de 1926, e está localizada em frente ao Pier de Guaíba, oferecendo ampla visão para o Lago Guaíba e a Ilha das Pedras Brancas. A escadaria foi construída no lugar da antiga Lomba do Inferno, uma rua muito íngreme que existia no local. E, para facilitar a visita, está à disposição o Catamarã CatSul, que sai de Porto Alegre e atraca no terminal Guaíba, há duas quadras da escadaria.