Corsan conclui instalação de equipamentos que ajudam a reduzir rompimentos de rede em 14 bairros de Camaquã
A medida faz parte do esforço da companhia para reduzir o Índice de Perdas na Distribuição (IPD)

A Corsan/Aegea concluiu a instalação de 35 ventosas em redes de distribuição de água em 14 bairros de Camaquã. O equipamento, instalado junto às tubulações, deve auxiliar na retirada do excesso de ar da rede distribuidora após paradas no sistema de distribuição de água.
Conforme explicado em nota divulgada pela empresa, quando há interrupção no abastecimento, o ar se acumula na tubulação, o que pode causar quebra na rede no retorno do fluxo de água. As ventosas sugam o ar de modo a evitar que isto aconteça. Ao evitar rompimentos de rede, também reduz perdas de água tratada.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Foram instaladas ventosas nos bairros Bom Sucesso (6), Santa Marta (5), Vila Nova (4), Dona Tereza (3), Carvalho Bastos (3), Ouro Verde (2), Oliveira (2), Floresta (2), Siá Juliana (2), Getúlio Vargas (1), Olaria (1), Hípico (1), São João (1), Juliana Padilha (1) e Centenário (1).
A medida faz parte do esforço da companhia para reduzir o Índice de Perdas na Distribuição (IPD). O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece que, até 2033, o indicador de perda de água tratada seja de, no máximo, 30%. Atualmente, o IPD da Regional Sul da Corsan, que abrange o município de Camaquã, é de 38,8%, abaixo da média nacional, que é 40%. O índice nacional representa mais de 7 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente.