Novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul deve chegar ao estado nesta semana
O equipamento que serve para mapear chuvas com maior precisão aguarda os trâmites legais para se deslocar até a cidade de Montenegro, no Vale do Caí

O novo radar meteorológico que será instalado no Rio Grande do Sul chegou à São Paulo neste sábado (8). O equipamento que serve para mapear chuvas com maior precisão aguarda os trâmites legais para se deslocar até a cidade de Montenegro, no Vale do Caí.
O radar foi construído em Praga, na República Tcheca, e deve vir ao Rio Grande do Sul até o final desta semana. A empresa Climatempo foi a escolhida para realizar o monitoramento. O radar deverá ter uma cobertura de 150km de raio. Em agosto, o sistema precisará entrar em funcionamento, conforme previsto em contrato.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O radar fará o monitoramento de dados meteorológicos da região em tempo real, como chuvas, ventos e temporais. Por consequência, será possível mapear o volume dos rios, auxiliando na prevenção a enchentes.
Operação do radar
Conforme a meteorologista da Sala de Situação do Estado, Cátia Valente, o novo equipamento deve mapear informações a cada 15 segundos. Os dados serão fornecidos exclusivamente para o governo, em um banco de dados, como previsto na licitação, segundo a meteorologista.
Climatempo
Em dezembro, a Climatempo assinou contrato com o governo do Estado. Ela que irá fazer o acompanhamento de eventos climáticos. O objetivo com essa contratação é ampliar a capacidade de preparação e resposta a eventos meteorológicos adversos.
A partir do monitoramento, alertas antecipados precisarão ser enviados, com foco especial nos riscos hidrológicos e meteorológicos. A contratação tem prazo de cinco anos. Pelo serviço, a empresa irá receber até R$ 25,93 milhões neste período.
Nesse valor estão contemplados o estudo técnico para definição do local de instalação, infraestrutura para colocação do equipamento e operação do radar, além do serviço de monitoramento.