Novo alerta pede saída imediata de áreas de extremo risco de Pelotas
Ação preventiva foi reiterada em reunião, coordenada pela prefeita Paula Mascarenhas, para não dificultar resgates em caso de inundação súbita

Comunidades de diversas áreas que já estavam na classificação de risco vermelho para inundação, principalmente as que margeiam ou estão próximas ao canal São Gonçalo, devem evacuar essas regiões imediatamente. A decisão foi tomada em mais uma reunião de estratégia, coordenada pela prefeita Paula Mascarenhas, na manhã deste domingo (12), na Sala de Situação, instalada no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).
- Acesse a live com o mapa de áreas de risco
- Enchentes na Costa Doce: confira endereços e contatos de emergência
A decisão pela saída imediata se dá a partir do monitoramento do canal São Gonçalo, que ao meio-dia deste domingo registrou a medição de 2,82 metros na régua de aferição no Porto de Pelotas. Nível altamente preocupante porque está apenas a seis centímetros de atingir o índice de referência acompanhado pelos pesquisadores e hidrólogos da UFPel, que é o da enchente de 1941 quando o canal chegou a 2,88 m e provocou muitas inundações nas áreas do entorno.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Conforme a prefeita, este novo alerta se faz extremamente necessário diante da consideração de inúmeros fatores: “Estamos acompanhando a evolução do São Gonçalo. Estamos tendo ainda este tempo e não queremos ver as pessoas saindo às pressas em caso de inundação e correndo ainda mais riscos”, reforçou Paula.
Outra preocupação foi levantada pelos bombeiros: a saída das pessoas facilitaria o trabalho de resgate feito pelas equipes, em caso de uma inundação súbita.
Níveis do Canal São Gonçalo
O nível médio do Canal nos últimos oito meses, foi de 1,28 m e que o nível máximo registrado, nos últimos anos, havia sido em setembro do ano passado, quando atingiu 2,40m. Embora os diques de contenção tenham em torno de 3,80 m, o índice atual de 2,82m coloca essas estruturas do Canal na Estrada do Engenho em extrema exigência da sua capacidade, portanto, a relevância da saída dos moradores das localidades próximas.
Áreas que devem ser evacuadas imediatamente
-Laranjal (Sto. Antônio, Valverde e Pontal)
– Z3
– Vila da Palha
– Cruzeiro
– Recanto de Portugal
– Marina Ilha verde
– Charqueadas
– Umuharama
– Estrada do Engenho
– Lagos de São Gonçalo
– Parque Una
– Navegantes
– Ambrósio Perret
– Mário Meneghetti
– Balsa
– Fátima
– Vilage Center da Jk de Oliveira
– Doquinhas
– Quadrado
– Ceval
– Mauá
– Lot. Osório
– Pântano
– Simões Lopes (fundos)
O município possui sete abrigos públicos, geridos pela prefeitura. Entretanto, é importante ressaltar que o acesso se dá por meio de contato com a Defesa Civil do Município, Bombeiros, Guarda Municipal e Brigada Militar.
Telefone para solicitação de abrigos públicos
▪️ Bombeiros: 193
▪️ Guarda Municipal: 153
▪️ Brigada Militar: 190
Abrigos públicos
– Salão paroquial João Paulo II, Colônia Z3
– Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal
– Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Rua Luís de Camões, 625, Três Vendas
– Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro
– Terezinha Futebol Clube, R. Santo Antônio, 86 – Três Vendas
– Cenáculo, Av. Dom Joaquim, 1618, Três Vendas (para famílias atípicas)
– CAVG, Av. Ildefonso Simões Lopes, 2791, Tres Vendas
FONTE: Prefeitura de Pelotas
Foto: Divulgação