Nova tempestade pode atingir o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
Previsão para a tarde e noite é de novos episódios de pancadas de chuva e fortes rajadas de vento na Metade Norte do estado. O cenário é menos preocupante na Metade Sul
Uma nova tempestade pode atingir o Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira (17) após madrugada de inúmeros estragos registrados. A previsão é de novos episódios de pancadas de chuva e fortes rajadas de vento na Metade Norte do estado. O cenário é menos preocupante na Metade Sul, conforme informações da Climatempo.
- Hospital alaga e idoso morre durante a transferência após temporal em São Vicente do Sul
- 11 pessoas precisam sair de casa em Canela após temporal
- Camaquã não registrou ocorrências graves durante temporal desta madrugada, afirma Defesa Civil
Até o momento, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com dois alertas ativos para a faixa centro-norte do Estado: um vermelho, que representa grande perigo, válido até 12h; e um laranja, que sinaliza perigo e fica válido até as 10h de quinta-feira (18). A previsão então abrange a Região Metropolitana, os vales do Taquari, do Paranhana e do Rio Pardo, a Serra, Região Central, Noroeste, parte da Fronteira Oeste, Litoral Norte e toda Região Norte.
De acordo com os meteorologistas, o choque de massas de ar foi responsável por causar a tempestade da noite de terça-feira, juntamente com a influência de uma frente fria que se deslocava pelo Estado. A mesma combinação deverá formar, nesta quarta-feira, outro sistema capaz de causar pancadas de chuva volumosas e fortes rajadas de vento.
Para GZH, o meteorologista Guilherme Alves Borges afirma que as cidades da Região Sul e da Campanha devem ter chuva moderada para forte, o que requer atenção. Em algumas cidades, como Santa Vitória do Palmar, por exemplo, o máximo que deve acontecer é uma garoa forte.