Moradores estranham mudança de valor na conta de água após troca de hidrômetro
Acionada pelo Clic Camaquã, a Corsan emitiu uma nota de esclarecimento
Alguns moradores da região estão estranhando a mudança de valor na conta de água após troca de hidrômetro por parte da Corsan. De acordo com os relatos, a conta “está com valor abusivo”.
Na manhã desta segunda-feira (29), a redação do Clic Camaquã entrou em contato com a empresa para esclarecer as dúvidas da comunidade consumidora. Em nota, a companhia explica que o parque de hidrômetros de Camaquã está sendo renovado, pois o mesmo estava desatualizado. Os equipamentos antigos estavam, em muitos casos, fazendo a submedição do consumo de água.
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Ainda de acordo com a nota emitida, a agência reguladora (Agergs) e o Inmetro exigem a troca de hidrômetros a cada cinco ou sete anos, dependendo do modelo. A Corsan garante que medições dos equipamentos são exatas e confiáveis, e ajudam também a reduzir o desperdício de água, porque podem apontar possíveis vazamentos não visíveis em residências e estabelecimentos comerciais. Os novos hidrômetros são verificados pelo Inmetro e possuem lacre e etiqueta de certificação e segurança.
Além disso, os usuários podem solicitar, por meios dos canais de relacionamento da Corsan, a aferição dos hidrômetros. Caso o hidrômetro não apresente nenhum tipo de problema, o usuário paga uma taxa de R$ 93,17 para a aferição. Caso contrário, será feita a troca do equipamento, sem custos.
As solicitações podem ser feitas por meio dos canais de relacionamento da Corsan com o cliente: aplicativo da Corsan, site, ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
Leia a nota completa emitida pela Corsan/Aegea:
Em resposta ao questionamento do usuário sobre consumo de água registrado pelos novos hidrômetros em Camaquã, a Corsan esclarece que o parque de hidrômetros de Camaquã está sendo renovado, pois o mesmo estava desatualizado. Os equipamentos antigos estavam, em muitos casos, fazendo a submedição do consumo de água.
Conforme estabelecem a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os hidrômetros devem ser trocados a cada cinco ou sete anos (dependendo do modelo do aparelho), para que a leitura do consumo de água se mantenha correta. Não há custo para os clientes pela substituição. As medições dos equipamentos são exatas e confiáveis, e ajudam também a reduzir o desperdício de água, porque podem apontar possíveis vazamentos não visíveis em residências e estabelecimentos comerciais. Os novos hidrômetros são verificados pelo Inmetro e possuem lacre e etiqueta de certificação e segurança.
Os usuários podem solicitar, por meios dos canais de relacionamento da Corsan, a aferição dos hidrômetros. Caso o hidrômetro não apresente nenhum tipo de problema, o usuário paga uma taxa de R$ 93,17 para a aferição. Caso contrário, será feita a troca do equipamento, sem custos.
As solicitações podem ser feitas por meio dos canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644. A Companhia está permanentemente à disposição da comunidade em seus canais de relacionamento com o cliente e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.