Manutenção de terreno nos fundos da escola Barbosa Lessa é solicitada por vereador
Ilson Meireles informou que solicitou ao Executivo a limpeza do terreno localizado no bairro Viégas e o cascalhamento de ruas do interior
Na manhã desta sexta-feira (28), o vereador Ilson Meireles, participou do programa Bom Dia Camaquã, que foi apresentado pelo repórter Elias Bielaski. Ele falou sobre suas emendas impositivas e sobre a precariedade do campo localizado nos fundos da escola Barbosa Lessa no bairro Viégas.
O vereador comentou que através das emendas impositivas, a manutenção nas telas, grades e portões do Centro Social Urbano (CSU) já foram concluídas. O vereador comentou que estão sendo instalados equipamentos para exercícios na academia ao ar livre, também no CSA.
Leia também: Duas pessoas são presas em flagrante e 86 animais são apreendidos em operação contra abigeato na região
Ele comentou que já solicitou melhorias ao Executivo sobre a manutenção do campo localizado no bairro Viégas, na rua Canguçu. Na mesma quadra está instalada a Escola de Educação Infantil Barbosa Lessa. Ele lembrou de um caso relatado pelo Clic, onde um cachorro morreu após ter sido picado por uma cobra no local.
Ilson alertou a importância da limpeza no local, por ter a escola de educação infantil bem próxima, colocando as crianças em risco. Além desse problema os moradores na região relatam diversas dificuldades associadas à falta de manutenção do local.
Outra solicitação do vereador foi para que seja feito o cascalhamento em estradas do interior. O vereador comentou que esteve realizando uma visita no interior e ficou surpreso com a precariedade das ruas.
Saiba mais: Vereador mostra precariedade em rua do Banhado do Meio
Relembre o caso do cachorro morto pela picada da cobra
A reportagem do Clic Camaquã conversou com o senhor Gildo, morador da rua Canguçu no bairro Viégas, no início do mês de janeiro. Gildo falou sobre a falta de limpeza no terreno que fica localizado em frente a sua residência, nos fundos da Escola de Educação Infantil Barbosa Lessa.
De acordo com o morador a grama alta no terreno faz com que diversos animais se abriguem no local. Ele comentou que já viu aranhas, ratos e até cobras saindo do terreno. O perigo que este lugar oferece é maior para as crianças e animais da região. Gildo comentou que uma cobra picou um cachorro, que acabou morrendo no dia seguinte.
Outro grande problema no local é a grande quantidade de lixo no entorno do terreno. Os próprios moradores da área depositam o lixo no local. É possível observar diversos objetos descartados. Restos de obra e de poda de árvore, além de diversos pedaços de móveis, colchões, televisores e até um sofá estão no local.
Além disso, o terreno é umido e concentra grande número de mosquitos, o que dificulta o final das tardes e as noites para os moradores. O senhor gildo ainda comentou que quando chove o local acumula muita água e ele precisa fazer a limpeza do bueiro para escoar a água.
A rua Canguçu apresenta uma série de problemas, de acordo com o morador. Além do terreno, da rua que alagada quando chove, a iluminação pública também deixa a desejar. O morador relatou que a rua está sempre escura, “quando a gente quer descansar um pouco de tardezinha em casa, tem que puxar uma extensão pra ter luz na frente de casa”, comentou.
Os acidentes com animais peçonhentos são mais comuns do que imaginamos. Durante o tratamento, são necessárias em média 5 ampolas de soro para a recuperação total do paciente. Segundo o Hospital Nossa Senhora Aparecida, Camaquã registrou 26 acidentes com animais peçonhentos em 2019.
Isso mostra o quanto é importante ter cuidado para evitar os acidentes, tanto na zona urbana quanto rural. Segundo o HNSA, o número de acidentes neste ano é o segundo menor nos últimos 5 anos. Em 2015, foram mais de 50 acidentes na zona urbana e rural de Camaquã.
Como se prevenir destes acidentes
✅ Use luvas e calçados fechados nas atividades rurais e de jardinagem.
✅ Examine calçados, roupas pessoais, de cama e banho antes de usá-las.
✅ Afaste camas da parede e evite pendurar roupas fora do roupeiro.
✅ Não acumule entulhos e materiais de construção.
✅ Limpe regularmente móveis, cortinas, quadros e cantos de parede.
✅ Utilize telas ou vedantes em janelas, portas e rodapés.
Em caso de picada, lave o local da ferida com água e sabão e procure um posto médico imediatamente.
E você, tem alguma reclamação ou pedido de melhorias para a sua rua, bairro ou região? Mande uma mensagem para a redação do Clic Camaquã, que um de nossos repórteres irá até o seu o bairro comunicar o problema.
Você pode entrar em contato através da página no Facebook, pelo nosso e-mail, WhatsApp (51) 9 9200.4902 ou nos ligar pelo número 3692 2282.