Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2025
  • Olá, vim pelo Clic Camaquã!

Mais de 200 municípios do RS recebem orientações sobre planos de restabelecimento e reconstrução

As orientações foram passadas em uma reunião promovida pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R) nesta quinta-feira (16)


Por Kathrein Silva Publicado 17/05/2024
Ouvir: 00:00
Imagens que mostram o animal ilhado no telhado de uma casa foram feitas pelo Globocop, que cobria as enchentes na região na manhã de quarta (8). (veja detalhes no vídeo mais abaixo). (19)
Foto: Instagram/ SEDAC-RS

Mais de 200 municípios gaúchos receberam as primeiras orientações para a elaboração de planos de trabalho de restabelecimento e reconstruções das áreas atingidas. As orientações foram passadas em uma reunião promovida pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R) nesta quinta-feira (16).

O encontro foi conduzido por representantes da Defesa Civil estadual, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que detalharam os passos iniciais para que cada município estruture os planos de acordo com suas necessidades e conforme as exigências para o financiamento das ações.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Desde 1º de maio, 425 planos municipais já foram cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, com o objetivo de permitir o acesso aos recursos federais necessários para assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.

A titular da SPGG, Danielle Calazans observou:

O EP2R tem atuado junto às prefeituras, inclusive nos planos de trabalho, agilizando a parte burocrática que é preciso cumprir, segundo as orientações do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Isso é um aprendizado das últimas enchentes

EP2R 

Criado em 2023, o EP2R é composto por 14 órgãos governamentais e tem como objetivo prestar apoio técnico para facilitar o acesso aos recursos federais para restabelecimento e reconstrução dos locais afetados pelas enchentes.

Presidido pela SPGG e supervisionado pelos gabinetes do Governador e do Vice-Governador, o EP2R trabalha no levantamento, na compilação de dados e na organização das informações em planos de trabalho a serem cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

  • Olá, vim pelo Clic Camaquã!