Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2024
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • Design sem nome (38)
  • 2134A_AF_SimplesFacil_Click_970x90
  • Design sem nome – 2024-11-25T135556.912
  • Design sem nome (6)

Gramado nega hotéis fechados e diz estar pronta para receber turistas

Secretário de Turismo cita “força de expressão” em fala do prefeito


Por Kathrein Silva Publicado 25/05/2024
Ouvir: 00:00
PNG (9)
Foto: Bruno Stoltz

Após o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot afirmar em reunião o fechamento de centenas de hotéis e restaurantes devido às chuvas em uma reunião com autoridades, o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, esclareceu que os números citados foram exagerados e que a cidade está preparada para receber visitantes. A afirmação de Tissot foi feita durante uma reunião virtual realizada na última quarta-feira (21).

Reginato explicou que as declarações do prefeito foram mais uma expressão figurativa do que uma representação precisa da situação. Apesar dos impactos das chuvas em algumas áreas de Gramado, as principais atrações turísticas da região, como a igreja, o cinema, o Lago Negro e a avenida Borges de Medeiros, não foram afetadas e estão plenamente funcionais. Ele enfatizou que a maioria dos estabelecimentos fechados tem planos de reabertura para o próximo fim de semana ou para o feriado de Corpus Christi, na semana seguinte.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

De acordo com o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, apenas cerca de 10% dos hotéis da região ainda permanecem fechados, o que representa aproximadamente 20 estabelecimentos dos mais de 200 existentes. A prefeitura disponibiliza informações turísticas detalhadas, incluindo atrativos abertos, roteiros e eventos, por meio do portal Gramado Inesquecível.

Durante o período mais crítico das chuvas, alguns estabelecimentos optaram por antecipar férias dos funcionários ou fechar temporariamente devido à falta de fluxo de turistas e à incerteza do cenário. No entanto, com o restabelecimento das principais rotas de acesso, como a Rota Romântica e os acessos de Caxias do Sul e do litoral, além da ampliação da malha aérea, espera-se um aumento na visitação.

Gramado, como principal destino turístico do Rio Grande do Sul, possui uma robusta infraestrutura hoteleira e gastronômica. O turismo é vital para a economia local, empregando diretamente mais de 10 mil pessoas em uma população de 40 mil habitantes. Apesar do impacto das declarações do prefeito nas reservas de turistas, a cidade está determinada a retomar suas atividades turísticas e contribuir para a recuperação econômica do estado.

  • Design sem nome (6)
  • 2134A_AF_SimplesFacil_Click_970x90
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • Design sem nome (38)
  • Design sem nome – 2024-11-25T135556.912