Frente fria avança no RS e causa chuva na maior parte do Estado
O frio perde intensidade e não há mais risco para eventos como chuva congelada ou geada
A forte variação de temperatura que os porto-alegrenses têm enfrentado desde o começo do mês de julho deve continuar na Capital. Desde o dia 13 até domingo (22), a máxima teve variações de mais de 20°C de diferença. No domingo (22), a mínima foi de 5,4°C – a menor do mês – e, nesta segunda-feira (23), a temperatura mínima atingiu mais que o dobro do dia anterior, ficando em 13,6°C durante a madrugada. Ao longo do dia, a máxima deve ficar nos 15°C.
A semana começa com uma nova frente fria que avança e favorece a condição para chuva em todo o leste do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23), incluindo Porto Alegre. No Oeste, como em Uruguaiana (onde a temperatura não deve passar dos 13°C), o tempo permanece firme. No Sul, há risco para temporais e a chuva vem acompanhada por rajadas de vento e descargas elétricas, além de risco para transtornos. Uma das cidades atingidas é Pelotas (com máxima de 13°C). O frio perde intensidade e não há mais risco para eventos como chuva congelada ou geada.
Na terça-feira (24), o tempo fica bastante nublado no norte do Rio Grande do Sul com chuva a qualquer hora do dia e poucas aberturas de sol. Já no Sul, um sistema de alta pressão volta a deixar o tempo firme, porém, uma massa de ar frio deixa as temperaturas baixas.
As áreas de instabilidades seguem atuando em todo o Rio Grande do Sul na quarta-feira (25), e o frio vai perdendo força gradativamente. A chuva, que deve ter maiores acumulados no Leste, ocorre em forma de pancadas intensas, fortes rajadas de vento e descargas elétricas. Na serra gaúcha, há risco para granizo.
TENDÊNCIA
Para os próximos dias, áreas de instabilidade persistem na maior parte do Estado, porém os núcleos mais fortes de chuva se concentram no Extremo Sul, onde além de acumulados elevados, há condições para ventos fortes, queda de granizo e intensa atividade elétrica.