Ministro do Esporte pedirá a suspensão temporária do Brasileirão por tragédia no RS
O ministro do esporte André Fufuca entrará com pedido junto a CBF para que o Brasileirão masculino e feminino seja suspenso temporariamente


O Rio Grande do Sul enfrenta a maior enchente da sua história e com isso a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou o pedido de suspensão dos jogos que envolvam os clubes gaúchos em todas as divisões até o dia 26 de maio. Porém, como a situação segue em estado de calamidade, impossibilitando Internacional, Grêmio e Juventude de treinarem, o Ministério do Esporte entrará com pedido junto a CBF para que o Brasileirão masculino e feminino seja suspenso temporariamente.
Sem entrar em mais detalhes, o ministro André Fufuca afirmou que a ideia é, neste momento, direcionar esforços e o auxílio às comunidades atingidas e contribuir para a recuperação do estado. Até o momento, foram mais de 100 mortes confirmadas, além de vários desaparecidos.
Assim, o Ministério do Esporte pretende colaborar com as autoridades estaduais e municipais e organizações esportivas para prestar apoio às ações de socorro e reconstrução.
“Iremos pedir a CBF. Acho que deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por 2 semanas seria razoável. Enviaremos ofício nesta sexta-feira para a CBF, nos colocando a disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto”, disse André Fufuca por meio de uma nota oficial
Apesar da iniciativa do Ministério do Esporte, a paralisação do Campeonato Brasileiro só pode ser confirmada pela CBF. Fontes da entidade indicam que há poucas chances do pedido ser atendido.
“É hora de concentrar esforços no apoio às vítimas, na reconstrução das áreas afetadas e na mitigação dos impactos causados pela tragédia. A dimensão humana precisa vir antes da esportiva. A preocupação maior é com a integridade física e psicológica dos atletas, torcedores e demais envolvidos”, completou Fufuca.
Fonte: O Globo