Internacional x Atlético-PR será utilizado como teste para operações para a Copa
A partida será utilizada como teste operacional pelo Comitê Organizador Local
O jogo entre Internacional e Atlético-PR, às 18h30 deste sábado (10), válido pelo Campeonato Brasileiro, terá maior importância para o estádio que receberá cinco jogos durante a Copa do Mundo da Fifa 2014. A partida será utilizada como teste operacional pelo Comitê Organizador Local (COL). Ao todo, 12 áreas serão parcialmente operadas e avaliadas pelo comitê. Uma reunião entre COL, Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), prefeitura e Internacional com representantes da imprensa, na tarde desta terça-feira(6), no Beira-Rio, buscou esclarecer dúvidas e formas de ação para o jogo.
Limpeza e resíduos, transporte, serviços ao expectador, voluntários, operações de imprensa, operação de TV, tecnologia, competições, serviços médicos, segurança, alimentação e acesso aos portões são itens que serão gerenciados com o apoio do COL. Esse é o maior número de áreas operadas num evento-teste desde os jogos realizados em preparação para a Copa das Confederações. Por se tratar de uma partida de uma competição em andamento e com regras próprias, o torcedor e a imprensa não encontrarão 100% da operação de um jogo da Copa do Mundo da Fifa. Para o COL, no entanto, o evento é um passo importante para que os responsáveis pela gerência do estádio durante o megaevento possam testar, entender e corrigir eventuais ações que não ocorram da melhor forma.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na parte da segurança, por exemplo, 400 stewards (seguranças privados contratados pelo COL), serão treinados e participarão da operação. Neste jogo e durante a Copa do Mundo, eles atuarão de forma integrada com a segurança pública, posicionada em locais estratégicos do estádio para agir em casos de necessidade. No sábado, haverá ainda a participação de 200 voluntários que vêm recebendo capacitação pelo COL. Neste jogo, os selecionados trabalharão nas áreas de serviços ao expectador, imprensa, TV, serviços de alimentação e gerenciamento de voluntários.
O evento-teste será acompanhado pelo Governo do Estado, com a presença do vice-governador Beto Grill e dos coordenadores do CGCopa.