Grêmio venceu o Figueirense por 1 a 0 e retornou ao G4
Giuliano fez primeiro gol com camisa tricolor e único da partida no Orlando Scarpelli
O Grêmio venceu o Figueirense por 1 a 0 neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, e assumiu temporariamente a quarta colocação do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi o primeiro de Giuliano com a camisa tricolor em jogos oficiais. Com o resultado, a equipe treinada por Enderson Moreira chegou aos 19 pontos. Já o Figueirense permanece na 17ª colocado com sete pontos.
A equipe gaúcha volta aos gramados no dia 27, às 18h30min, na Arena, para enfrentar o Coritiba. Já os catarinenses vão ao Mineirão, no sábado, às 18h30min, enfrentar o líder Cruzeiro.
O jogo
O jogo começou com o Grêmio pressionando o Figueirense. Logo nos primeiros segundos, Luan cruzou da esquerda de ataque, Alán Ruiz matou no peito e chutou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Na jogada seguinte, Kleber arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima da meta defendida por Marcelo Grohe.
Com os dois times buscando incessantemente o ataque, o gol não demorou a sair. Aos três minutos, Alan Ruiz invadiu a área e rolou para Giuliano. Sem marcação, o meia teve tranquilidade para olhar e chutar no canto de Volpi: Grêmio 1 a 0 Figueirense.
Após o gol, os catarinenses passaram a ter maior posse de bola e maior presença no campo ofensivo, porém, seguiam com dificuldades para superar a forte marcação gremista. Já os comandados de Enderson Moreira aguardavam o adversário passar do meio de campo para fazer a pressão e contra-atacar em velocidade.
Aos 37 minutos, Alan Ruiz cobrou falta da intermediária pela direita, a bola bateu no travessão, na mão de Volpi e saiu pela linha de fundo. Atrás no placar e atuando em casa, o Figueirense não desistia de atacar, mas tinha dificuldades para superar o sistema defensivo do Grêmio.
Aos 40, Kleber cobrou falta com força, mas Marcelo Grohe fez defesa tranquila. Quatro minutos depois, Paulo Roberto arriscou de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No intervalo, o técnico Guto Ferreira retirou Leo Lisboa e Dener para a entrada de Nem e Everaldo, que pertence ao Grêmio. Apesar das mudanças, o jogo seguiu muito parecido com o da primeira etapa. O Figueirense buscava incessantemente o ataque, mas não conseguiu criar chances claras.
A primeira oportunidade ocorreu aos 13 minutos. Cereda cruzou da esquerda, Ricardo Bueno cabeceou por cima do travessão de Volpi. Logo após a jogada, Enderson Moreira retirou Luan e colocou Dudu. Cinco minutos depois, Thiago Heleno tentou acertar um chute em Alán Ruiz, que estava caído, e acabou expulso.
Aos 23 minutos, Lucas Coelho entrou na vaga de Barcos, que deixou o gramado sob vaias. Dois minutos depois, o centroavante iniciou a jogada e passou para Giuliano. O meia passou de calcanhar para Alán Ruiz. O jogador chutou forte e rasteiro, obrigando Volpi a se atirar e fazer a defesa.
O Grêmio voltou a ter oportunidade aos 36 minutos. Alán Ruiz aproveitou uma bola atrasada com defeito do Figueirense, avançou em velocidade e passou para Lucas Coelho. O centroavante tirou o marcador da jogada com um corte curto para o meio e chutou, mas a bola saiu à esquerda da meta catarinense.
Aos 40 minutos, Dudu recebeu passe dentro da área e bateu, mas Volpi fez a defesa. Quatro minutos depois, Nem chutou da intermediária e a bola passou sobre o poste superior de Grohe. Sem novas oportunidades, o jogo terminou com a vitória do Grêmio e o retorno do tricolor ao G4.
Brasileirão 2014 – 11ª rodada
Figueirense
Tiago Volpi; Luan, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Dener (Nem), Kléber e Léo Lisboa (Everaldo); Pablo e Ricardo Bueno (Clayton) – Técnico: Guto Ferreira.
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Saimon; Ramiro (Zé Roberto), Riveros, Alán Ruiz, Giuliano e Luan (Dudu); Barcos (Lucas Coelho) – Técnico: Enderson Moreira.
Gols: Giuliano (3min/1ºT)
Cartões amarelos: Alán Ruiz, Marcelo Grohe, Saimon e Dudu (GRE) e Nirley (FIG)
Cartão vermelho: Thiago Heleno (FIG)
Público total: 6.754
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Ragazone (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
Local: Estádio Orlando Scarpelli (SC)