Brasil vence o Peru em estreia na Copa América
Neymar e Douglas Costa, aos 46 minutos do segundo tempo, deram a vitória a Seleção Brasileira.
O Brasil venceu o Peru, por 2 a 1, em Temuco, no Chile, na noite deste domingo, na estreia da Seleção na Copa América 2015. Os peruanos saíram na frente aos dois minutos com Cueva, Neymar descontou aos quatro e Douglas Costa decretou a vitória aos 46 minutos da segunda etapa.
Com o resultado, os brasileiros assumiram a primeira colocação do grupo C ao lado da Venezuela que venceu a Colômbia, por 1 a 0, na tarde deste domingo. Na quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Colômbia, no estádio Monumental, em Santiago. Na quinta, às 20h30min, o Peru enfrenta a Venezuela, em Valparaíso.
O jogo
A partida iniciou eletrizante, com os brasileiros trocando passes para abrir espaços no sistema defensivo peruano, formado por oito jogadores. Em um rápido contra-ataque, aos dois minutos, Guerrero foi lançado, matou no peito, mas a bola escapou. David Luiz passou fraco para Jefferson, que tentou tocar para Daniel Alves. Como a bola saiu fraca, Cueva se antecipou ao lateral e chutou para o fundo das redes. Peru 1 a 0 Brasil.
Dois minutos depois, Daniel Alves cruzou da direita e Neymar, sem marcação, cabeceou a esquerda do goleiro Gallese. Após o empate, o Brasil passou a tomar conta das ações ofensivas. Para furar o forte bloqueio defensivo armado por Gareca, os brasileiros usavam as laterais para triangulações e se aproximar da área peruana.
Já o Peru aproveitada a presença do Brasil no seu campo para contra-atacar em alta velocidade. Aos nove, com Fred, e aos 10, com Neymar, a Seleção Brasileira quase empatou, com dois chutes que passaram próximo a meta de Gallese.
Dois minutos depois, Neymar aproveitou uma bola que sobrou de um erro de Diego Tardelli dentro da área e bateu, sem goleiro na meta, mas Zambrano se jogou e evitou o segundo gol brasileiro. Na jogada seguinte, Cueva arriscou de fora da área rasteiro e forte, Jefferson defendeu e David Luiz afastou o perigo com um chutão para a lateral.
Após esse lance, o jogo seguiu em alta intensidade, com ambos os times buscando o gol. Porém, os sistemas defensivos passaram a dominar os ataques e as chances de gols diminuíram. O Peru chegou a dominar as ações ofensivas em determinados momentos do jogo, mas o Brasil seguia controlando a partida e em busca do segundo gol. Aos 35 minutos, os brasileiros tinham 63% de posse de bola contra 37% dos peruanos.
Aos 36, William, pela direita de ataque, driblou o marcador e bateu cruzado e rasteiro. A bola passou toda a área e saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Lobatón chutou de fora da área e obrigou Jefferson a fazer a defesa em dois tempos. Aos 40, Neymar cobrou falta próximo ao travessão superior de Gallese e o placar se manteve inalterado até o apito final do primeiro tempo.
As duas equipes voltaram iguais dos vestiários, mas não repetiram a mesma intensidade da primeira etapa. Aos sete minutos, sem espaço, Neymar ajeitou e bateu forte de fora da área, mas a bola bateu no poste superior do Peru e a defesa afastou.
Após o lance, as duas seleções passaram a disputar o domínio da posse de bola no meio de campo, sem conseguir superar os sistemas defensivos adversários e criar oportunidades de gols. A melhor ocorreu aos 30 minutos. Após cobrança de falta na barreira de Farfán, Neymar avançou até próximo a grande área e passou para Douglas Costa, que bateu, mas a bola passou toda a área e saiu pela linha de fundo.
Aos 44, Neymar tabelou com Daniel Alves e chutou de dentro da área. Porém, dois minutos depois, o craque do Barcelona fez excelente jogada individual pelo lado esquerdo de ataque e lançou Douglas Costa na direita. O meia ajeitou a bola e chutou na saída de Gallese. Brasil 2 a 1 Peru. Estreia com vitória.