Professores debatem educação rural em Chuvisca
Professora Cristina Vergutz falou sobre Educação do Campo
Cerca de 50 professores de 13 escolas dos municípios de Camaquã, Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano, reuniram-se ontem (02), no Centro de Eventos de Chuvisca/RS, para o Seminário Regional de Educação Rural, da Região de Atuação Camaquã, do Projeto Verde é Vida, da Afubra. O objetivo dos seminários – que ocorrerão em todas as RAs do Projeto, nos três estados do Sul do Brasil – é redigir uma Carta de Intenções que irá nortear os trabalhos do Projeto Verde é Vida, programa de ação socioambiental da Afubra, no tocante à Educação Rural.
A abertura do encontro foi realizada pelo prefeito de Chuvisca, Ervino Wachholz, que agradeceu a parceria da Afubra nos diversos segmentos. “Só temos que elogiar o Projeto Verde é Vida por nos trazer momentos que visam a manutenção e melhorias do meio rural, através da base, que são as escolas que formam os sucessores”, disse Waccholz, ao enfatizar que “o cofre da prefeitura de Chuvisca depende 95% da agricultura”. O coordenador do Projeto Verde é Vida da RA de Camaquã, Gilson Peglow, representando a Afubra, também destacou as parcerias com municípios e escolas. “Os professores e alunos que fazem o Projeto. É deles o sucesso”, disse Peglow.
A palestra do Seminário foi realizada pela professora Cristina Vergutz, da Escola Família Agrícola, de Santa Cruz do Sul, sob o tema Educação do Campo. Ainda na parte da manhã, ocorreram os relatos de experiência de cada município e a avaliação das janelas de trabalhos, além de apresentações artísticas.
Na parte da tarde, possíveis ações voltadas à Educação Rural foram debatidas e foi redigida a Carta de Intenções. Nesta, destacam-se: aplicar aulas práticas nas escolas; valorizar e reconhecer a realidade do aluno; buscar parcerias com a comunidade, poder público, empresas e entidades; visitar com os pais e alunos, propriedades modelo; resgatar valores; motivar e coordenar pesquisas e oficinas de interesse do aluno; usar a propriedade do aluno como laboratório; contextualizar as disciplinas de acordo com a realidade do aluno; capacitação dos professores direcionados à educação no campo.
REVISTA VERDE É VIDA
Durante o Seminário de Educação Regional também foi entregue a sexta edição da Revista Verde é Vida. Criada para divulgar os trabalhos realizados pelas escolas parceiras, nesta edição, a novidade são textos que mostram três municípios produtores de tabaco e parceiros do Projeto.