Feijão está 20% mais caro no Rio Grande do Sul
O feijão está 20% mais caro no Rio Grande do Sul. O grão acumulou alta em todo o ano passado, e o preço deve continuar elevado no primeiro trimestre de 2014. Animados, os produtores do Estado estão apostando na cultura como boa alternativa de renda.
O litoral norte gaúcho, produz em média 3 mil sacas de feijão a cada safra. Neste ano, a valorização do grão animou os produtores da região. José Antônio Mras plantou 100 quilos de sementes e vai colher 90 sacas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
– Melhorou a situação e também a produção. E o que facilita a colheita é que antigamente era mais manual para trilhar. Hoje em dia há as trilharia – diz Mras.
Os produtores estão recebendo, em média, R$ 2,17 pelo quilo do feijão semeado. De acordo com o gerente técnico da Emater no Rio Grande do Sul, o valor está acima da média histórica do produto no Estado, que era de R$ 80 a saca.
– A lavoura de feijão no Rio Grande do Sul já teve 250 mil hectares, uma área significativa no Estado. Hoje, ela reduziu bastante e está em torno de 55 mil hectares – afirma Dulphe Pinheiro Machado, gerente técnico da Emater.