Abertura do comércio aos domingos é uma questão cultural, afirma presidente do Sindilojas Costa Doce
Em Camaquã, comércio abre neste domingo (10) e no próximo (17) mediante acordo entre sindicatos
O presidente do Sindicato dos Lojistas da Costa Doce (Sindilojas Costa Doce), Fabrício Bartz, participou do programa Controle Geral, transmitido no último sábado (9) através da Clic Rádio. O principal assunto abordado foi a abertura do comércio aos domingos em Camaquã.
Segundo Bartz, a abertura do comércio aos domingos é uma questão cultural. Ele destaca o caso das grandes redes de lojas presentes no município que são acostumadas a manter as lojas abertas diariamente nos grandes centros, em Shoppings e em regiões turísticas, como a Serra gaúcha. Nestes locais, conforme Bartz, existe a cultura de abrir aos domingos, entendendo a importância do ato no fomento econômico das regiões.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em Camaquã, a abertura do comércio varejista é liberada apenas em sete domingos no ano, mediante acordo entre o Sindicato dos Lojistas e no Sindicato dos Empregados do Comércio. Segundo o presidente do Sindilojas Costa Doce, Camaquã é um dos únicos municípios da região com uma lei orgânica que proíbe a abertura aos domingos. Aqui, segundo Bartz, ainda há resistência cultural em trabalhar no domingo e folgar em outro dia.
Durante a entrevista, ele lembra que por algum tempo morou dentro de um hotel, que era de seu pai. Em hotéis, restaurantes e parques é comum abrir aos domingos, com maior público e rentabilidade.
Também há vantagens para os colaboradores das empresas, conforme destaca Bartz, uma vez que o trabalhador recebe folga na semana que antecede o domingo, um bônus salarial e a comissão das próprias vendas realizadas em um dia movimentado. Mediante o acordo, os comércios de Camaquã previamente inscritos abrem neste domingo (10) das 14h às 20h e no próximo (17), das 14h as 21h. O comércio não abrirá na véspera de Natal, dia 24 de dezembro.
Neste domingo (10), o comércio abre das 14h às 20h. Confira as lojas que fizeram o acordo:
- Econômica Móveis e Elétro;
- Renner Klar Confecções;
- Casa do celular;
- Magazine Luiza;
- Ouro Preto;
- Sulpar;
- Lojão Utilar;
- Chen´s Presentes;
- Casas Bahia;
- Gang;
- Pompeia;
- O Boticário;
- Monjuá;
- La Femme;
- Kae Modas;
- Econômica Desing;
- Shampoo Mix;
- Lojas Sensação;
- Lojas Econômica;
- Cacau Show;
- Tai Tietz Kids;
- Segurança Básica;
- Prioridade 10;
- Moda Homem;
- Sport Line;
- Passo a Passo;
- Casa Fratelli;
- Casa Natal;
- Por menos;
- Lojas Americanas.
Assista a entrevista completa: