Defensoria Pública do RS propõe ação milionária contra rede de pet shop
A Defensoria Pública do estado cobra da empresa uma indenização de R$ 50 milhões por danos ambientais, à saúde pública, psicológicos à coletividade atingida e punitivos
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) ajuizou uma ação milionária contra a Loja Cobasi, após a morte de mais de 40 animais, vítimas do alagamento ocorrido em duas lojas da marca, no subsolo do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.
Na ação, a Defensoria Pública cobra da empresa uma indenização de R$ 50 milhões por danos ambientais, à saúde pública, psicológicos à coletividade atingida (pelo fato e pelas cenas publicizadas) e punitivos que ocorreram no dia 3 de maio.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Conforme o depoimento de testemunhas, mesmo com o fechamento do shopping neste dia, ainda era possível acessar a loja nos dias seguintes e fazer a retirada dos animais. “Fica evidente que a requerida teve cinco dias para tirar os animais de forma segura”, diz a Defensoria.
“Entretanto, mesmo observando o nível da água subir, nada fez. Nenhuma testemunha menciona ter visto algum funcionário da loja ir até o local conferir os animais, sequer para ver se tinham comida e água”, afirma o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental da DPE, João Otávio Carmona Paz, que assina a ação.
A gerente do estabelecimento afirmou que seguiu ordens para aguardar a evolução do alagamento e que teria deixado água e comida para os animais, suficientes para dois ou três dias. No entanto, ela não voltou mais ao shopping.