Corpo de Bombeiros já registrou 60 mortes por afogamento no RS em menos de dois meses
Número é igual ao total de mortes registradas na Operação Verão do ano anterior, evidenciando um aumento significativo de casos
Ao menos 60 mortes por afogamento foram registradas desde 16 de dezembro de 2023, quando iniciou a Operação Verão, no Rio Grande do Sul. Os dados, levantados nesta segunda-feira (12), consideram apenas atendimentos conduzidos pelo Corpo de Bombeiros Militar, e não levam em consideração ocorrências atendidas por outras corporações, como em casos de piscinas.
Conforme os dados divulgados, o número registrado em pouco menos de dois meses já se iguala ao total registrado pelo Corpo de Bombeiros Militar entre dezembro de 2022 e março de 2023.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Dos 60 casos já registrados nesta temporada, 55 aconteceram em águas internas e cinco no mar. Nenhum desses locais era monitorado por guarda-vidas. Conforme o oficial, são consideradas áreas monitoradas até 150 metros à esquerda e à direita das guaritas.
Em comparação com anos anteriores, há um aumento significativo nos casos. Na operação 2021/22 foram 64 casos e na operação 2022/23 foram 60. A operação deste ano ainda não foi encerrada.