Conab informa anulação de leilão para compra de arroz importado
A anulação é devido aos questionamentos sobre as capacidades técnicas e financeiras por parte das empresas vencedoras

O governo federal decidiu anular o leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para compra de cerca de 263 mil toneladas de arroz beneficiado importado nesta terça-feira (11). Conforme o site do governo, a anulação é devido aos questionamentos sobre as capacidades técnicas e financeiras por parte das empresas vencedoras.
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a avaliação do governo é que, do conjunto das empresas vencedoras do leilão, uma maioria tem “fragilidades”, ou seja, “não tem capacidade financeira de operar um volume financeiro desse tamanho”.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O presidente da Conab, Edegar Pretto afirma:
Nenhum centavo do dinheiro público foi gasto até agora. A segurança jurídica e o zelo com o dinheiro público são princípios inegociáveis. É isso que justifica a decisão tomada
A partir da anulação, os mecanismos para a realização de leilão serão revistos pela Conab, com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Com isso, o governo busca assegurar que as empresas participantes tenham a solidez que uma operação deste porte exige.
Leilão do arroz
Cerca de 263 mil toneladas de arroz importado haviam sido arrematadas no dia 6 de junho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para amenizar os impactos do preço do produto ao consumidor final diante da tragédia climática no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional do cereal.
Assista o comentário de Gilkiane Cargnelutti sobre possíveis irregularidades do leilão: