Chuva se espalha pelo Rio Grande do Sul na quinta-feira
Em Camaquã, a previsão é de que a chuva chegue no fim da manhã e que os termômetros variem entre 22ºC e 29ºC
A quarta-feira (17) começou com sol e calor em boa parte do Rio Grande do Sul, mas a instabilidade já começa a se espalhar pelo Estado. Na quinta-feira (17), há condição para chuva em todas as regiões, com maior intensidade e acumulados na Fronteira Oeste e no Noroeste, onde as precipitações foram observadas ainda na manhã de quarta.
— Temos dois fenômenos acontecendo simultaneamente, ambos levando chuva para o Estado. Na Metade Oeste, a instabilidade é causada por uma massa de ar quente e úmido que vem do norte do país. Já na Metade Leste, temos o deslocamento de uma frente fria, que começa a diminuir a temperatura com a passagem das precipitações — explica o meteorologista da Somar Caio Guerra.
Na Fronteira Oeste e no Noroeste, a chuva chega em pancadas fortes e acumulados elevados, com risco de temporal e de queda de granizo. A temperatura destas regiões deve manter a média elevada observada nos últimos dias. Nas demais regiões, as precipitações são persistentes, mas fracas. A máxima prevista para o Estado é de 30ºC, em Quaraí, na Fronteira Oeste. A mínima deve ser de 14ºC, em Vacaria, na Serra.
Em Camaquã, a quarta-feira começou com sol e teve mínima de 18,5ºC e máxima, até o início da tarde, de 30,8ºC. Para quinta, a previsão é de que a chuva chegue no fim da manhã e que os termômetros variem entre 22ºC e 29ºC.
A volta do tempo firme
Na sexta-feira (19), a instabilidade perde força. Somente no Litoral, na Região Metropolitana e na Serra é que ainda há possibilidade de chuva fraca e rápida. No fim de semana, a previsão é de tempo firme em todas as regiões, com uma leve diminuição da temperatura, causada pelo avanço da frente fria.