Polícia

Policial militar ajuda a salvar idoso engasgado em São Lourenço do Sul

Policial militar orientou via telefone como proceder na manobra de Heimlich, que foi utilizada para desobstruir as vias aéreas do senhor de 63 anos
Por: Elias Bielaski | Publicado: 17/07/2021 às 09:42 | Alterado: 24/07/2021 às 22:30 | Fonte: Comunicação Social do 30° BPM - São Lourenço do Sul
Imagem Ilustrativa. Foto: Brigada Militar / Divulgação
Imagem Ilustrativa. Foto: Brigada Militar / Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, dia 16 de julho, a orientação de um policial militar ajudou a salvar a vida de um idoso em São Lourenço do Sul. Com orientação através de ligação telefônica, uma familiar aplicou a Manobra de Heimlich e salvou a vida do idoso que estava engasgado.

O caso ocorreu na zona urbana em São Lourenço do Sul. Uma mulher ligou para o número 190 e informou que um senhor de 63 anos estava engasgado com alimento em sua residência.

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

A Brigada Militar divulgou o áudio da ligação que teve poucos segundos e foi suficiente para ajudar a salvar a vida da vítima:

O policial militar da Sala de Operações despachou uma viatura e orientou via telefone como proceder na manobra de Heimlich. O procedimento foi utilizado para desobstruir as vias aéreas do senhor, e em poucos minutos foi obtido êxito.

Quer ganhar uma pizza Frazione? Clique aqui!

Uma viatura foi despachada ao local para verificar se o senhor precisava de atendimento médico porém, devido à rapidez no atendimento o senhor estava bem e não precisou ir ao hospital.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho e deixe a traqueia.

Como aplicar

A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre a cicatriz umbilical e o osso externo.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio.

Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para dentro e para cima a partir dos cotovelos.

Deve-se comprimir a parte superior do abdome contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio.

É essencial repetir-se a manobra cerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio.

A manobra de Heimlich não se aplica da mesma maneira para grávidas.

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

Confira como funciona a execução da manobra para bebês lactantes:

deixe seu comentário