Últimas Notícias

Ciclone traz chuva, frio e geada para o RS nos próximos dias, alerta IRGA

Ciclone extratropical vai se formar neste sábado na região do Rio da Prata e vai trazer vento forte a intenso neste fim de semana
Por: Elias Bielaski | Publicado: 21/05/2021 às 15:14 | Alterado: 28/05/2021 às 23:10 | Fonte: MetSul Meteorologia e IRGA
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação

Nas próximas horas, um ciclone extratropical vai se formar neste sábado na região do Rio da Prata e vai trazer vento forte a intenso neste fim de semana na Argentina, no Uruguai e no Rio Grande do Sul. O sistema impulsionará uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Receba as notícias do Clic no WhatsApp.

Com o efeito, um centro de baixa pressão se aprofunda rapidamente neste sábado sobre a província de Buenos Aires e dá origem a um ciclone extratropical. Assista e saiba mais:

O ciclone se desloca para Leste e atua sobre o Rio da Prata, gerando vento forte e chuva por vezes intensa em pontos de Buenos Aires e no Sul do Uruguai. 

Baixe o aplicativo da ClicRádio no seu celular.

No Rio Grande do Sul, o aprofundamento da área de baixa pressão no Prata traz inicialmente neste sábado vento Norte em parte do Estado com instabilidade que pode resultar em chuva forte isolada, mas a partir do Oeste e do Sul depois vento do quadrante Oeste. 

No domingo, o ciclone estará a Leste do Rio da Prata sobre o Oceano Atlântico, um pouco mais intenso, mas não será um sistema de tipo “bomba”.

Trará vento forte a intenso para costa atlântica da província de Buenos Aires, para o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O vento se intensifica no Estado e o domingo será ventoso em diversas regiões gaúchas, sobretudo no Sul e no Leste do território gaúcho. 

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Os próximos sete dias terão chuvas expressivas e muito frio no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 20/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater/RS e o Irga.

Entre hoje (20) e domingo (23), a propagação de uma área de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria provocarão chuva em todo Estado, com possibilidade de chuva forte entre a Fronteira Oeste e a Campanha.

Na segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26), o ingresso de uma intensa massa de  ar seco e frio provocará novo declínio das temperaturas, com valores negativos e formação de geadas na maioria das regiões.

Receba as notícias do Clic no WhatsApp.

Os volumes previstos oscilarão entre 15 e 30 mm na maioria das áreas. Somente na Campanha e Faixa Central os valores variarão entre 35 e 50 mm, e poderão alcançar 65 mm na Fronteira Oeste.

O boletim também avalia a reta final da colheita das culturas de soja, milho e arroz e o início da semeadura da aveia e do plantio de hortaliças. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

deixe seu comentário