Últimas Notícias

Lindomar Bergmann é eleito presidente do Comitê Camaquã

Ele presidirá a Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã na Gestão 2020/2022
Por: Elias Bielaski | Publicado: 18/12/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: Comitê Camaquã
Foto: Arquivo / Clic Camaquã
Foto: Arquivo / Clic Camaquã

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, realizou neste dia 16 de dezembro de 2020, a 67ª Reunião Pública Ordinária, na modalidade não presencial por videoconferência. Na oportunidade, com a participação das representantes Carmem Silva e Patrícia Moreira Cardoso, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do RS, foram empossadas as entidades titulares e suplentes do Comitê, de acordo com o resultado do processo eleitoral para a gestão 2020/2022.

Foi eleita por aclamação a Diretoria do Comitê Camaquã, formada por Lindomar Bergmann Duarte – Presidente (representante do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores Familiares de Camaquã) e Mário Fernando Florisbal Damé – Vice-Presidente (representante do Sindicato Rural de Encruzilhada do Sul); após o Presidente indicou e a Plenária do Comitê referendou o nome do Sr. Luiz Rogério Silva da Silva como Secretário Executivo.

O grupo dos Representantes dos Usuários da Água ficou assim constituído:

Abastecimento Público - 04 vagas: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN – Titular 1, Prefeitura Municipal de Tapes – Titular 2, Prefeitura Municipal de Arambaré – Titular 3, e Prefeitura Municipal de Cristal – Titular 4.

Esgotamento Sanitário - 01 vaga: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN - Titular 1.

Resíduos Sólidos - 01 vaga: Prefeitura Municipal de Arambaré – Titular e Prefeitura Municipal de Bagé – Suplente.

Drenagem - 01 vaga: Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – Titular 1.

Produção Rural - 08 vagas: Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – Titular 1, Sindicato Rural de Encruzilhada do Sul – Titular 2, Associação dos Arrozeiros de Camaquã – Titular 3, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores, Familiares de Camaquã – Titular 4, Sindicato Rural de Tapes e Sentinela do Sul – Titular 5, Sindicato Rural de São Lourenço do Sul – Titular 6, Sindicato Rural de Camaquã – Titular 7 e Associação Gaúcha de Empresas Florestais – AGEFLOR – Titular 8.

Indústria - 01 vaga: Associação Comercial e Industrial de Camaquã – ACIC – Titular e Cooperativa Agropecuária de Santana da Boa Vista – COFRUSA Ltda – Suplente.

Lazer e Turismo - 01 vaga: Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – Titular.

Mineração - 01 vaga, sem participação. O grupo dos Representantes da População ficou assim constituído: Legislativos Estadual e Municipal - 04 vagas: Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul – Titular 1, Câmara de Vereadores de Bagé – Titular 2, Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul – Titular 3 e Câmara de Vereadores de Arambaré – Titular 4.

Associações Comunitárias - 02 vagas: Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã – ADAC – Titular 1 e Associação para Grandeza e União de Palmas – AGRUPA – Titular 2.

Clubes de Serviços Comunitários - 01 vaga: Lions Clube Camaquã Universitário – Titular.

Instituições de Ensino Superior ou Técnico, Pesquisa Científica ou Extensão - 04 vagas: Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – ASCAR/EMATER-RS – Titular 1, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS – Titular 2, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA/CPACT – Titular 3, Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Titular 4, Centro Universitário da Região da Campanha – URCAMP – Suplente 1, e Universidade Federal de Pelotas – UFPEL – Suplente 2.

Organizações Ambientalistas - 02 vagas: Associação para Grandeza e União de Palmas – AGRUPA – Titular 1.

Associações de Profissionais - 02 vagas: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/RS – Titular 1 e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas – Titular 2.

Organizações Sindicais - 02 vagas: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Rio Grande do Sul – SINDIÁGUA/RS – Titular 1 e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul – SENGE/RS – Titular 2.

Comunicação - 01 vaga, sem participação.

Prosseguindo, foi composta a Comissão Permanente de Assessoramento do Comitê, por representantes da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Cooperativa Agropecuária de Santana da Boa Vista, Companhia Riograndense de Saneamento, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Pelotas, Associação para Grandeza e União de Palmas, e Embrapa Clima Temperado.

A Comissão Fiscal do Comitê foi constituída por representantes da Prefeitura de Tapes, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do RS e Lions Clube Camaquã Universitário.

Ainda, aprovou-se a programação de reuniões para o ano de 2021, a saber: 29 de janeiro – extraordinária, 25 de fevereiro – extraordinária, 31 de março – ordinária, 28 de abril – extraordinária, 28 de maio – extraordinária, 30 de junho – ordinária, 29 de julho – extraordinária, 25 de agosto – extraordinária, 28 de setembro – ordinária, 26 de outubro – extraordinária, 25 de novembro – extraordinária, e 21 de dezembro – ordinária.

Nos assuntos gerais foram feitos os comunicados, entre os quais que haverá a segunda chamada das entidades para completar as vagas existentes do Comitê.

deixe seu comentário