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Nova Ponte do Guaíba será liberada ao tráfego em novembro, afirma DNIT

Nesta semana, equipes do DNIT iniciaram a aplicação de asfalto em parte da estrutura


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 28/08/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com os trabalhos acelerados e atividades executadas em diferentes pontos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) iniciou, nesta quinta-feira (27), a aplicação de concreto asfáltico sobre a Nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre (RS). Com isso, começa a contagem regressiva para a liberação do tráfego na travessia, prevista para acontecer em novembro. 

Inicialmente, uma extensão de 800 metros de um dos ramos da obra de arte especial, na interseção com a BR-290, a freeway, receberá uma camada de sete centímetros de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) com polímero. O asfalto será aplicado diretamente sobre as lajes de concreto. A ação conta com o auxílio de motoniveladora, vibro-acabadora e rolos de compactação. Quando estiver em operação, este ramo possibilitará o acesso dos veículos que se dirigem do interior do Estado em direção à Capital.

Em continuidade à pavimentação, os trabalhadores estão finalizando os serviços de instalação de guarda-rodas e lançamento das lajes sobre os vãos que compõem os canais de navegação, que transpõem o Lago Guaíba. Na sequência, começa a aplicação do CBUQ. Com 575 metros, este trecho, denominado balanço sucessivo, também receberá uma camada de sete centímetros de altura do produto.

O DNIT reforça que de agora em diante a pavimentação irá ocorrer ao longo de toda a obra – conforme cada trecho for liberado – empreendendo assim mais velocidade aos trabalhos. Ao todo, os 7,3 quilômetros de pontes e viadutos e mais os cinco quilômetros de trecho em aterro vão consumir aproximadamente 36 mil toneladas de CBUQ. 

Outras frentes seguem a pleno como a execução da ligação da Nova Ponte do Guaíba com a rodovia BR-290/BR-116. A implantação do viaduto no km 99 está adiantada. Há atividades de fundação e construção de pilares. Já entre o km 100 e o km 102 o trabalho está focado no alargamento da pista existente da rodovia com a realização da terraplanagem. 

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Obra em maio de 2019. Foto: DNIT / Divulgação

O empreendimento terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada, viadutos e alargamento da ponte Saco da Alemoa). Com 28 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. O DNIT prevê que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente.

O desafio desta construção é o fato de a obra atravessar uma Unidade de Conservação Ambiental, o Parque Estadual Delta do Jacuí, e necessitar de atenção especial durante a sua execução. Os programas ambientais previstos no processo de licenciamento ambiental nortearão as ações de mitigação, controle e monitoramento para que seja possível assegurar a manutenção da qualidade ambiental das áreas impactadas.

A nova travessia do Guaíba está sendo construída sobre a água a partir de peças pré-moldadas que são fabricadas em canteiros industriais e montadas no local definitivo. A estrutura em elevada permitirá que a fauna e a flora nativas possam manter o fluxo gênico entre as porções cortadas pela ponte. A obra teve início em outubro de 2014.

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