ACIC lança pesquisa para conhecer o impacto da pandemia no comércio de Camaquã
Kátia Szczepaniak comentou sobre a pesquisa em parceria com o Sebrae e Secretaria da Indústria e Comércio, que visa conhecer os problemas das empresas e traçar um plano de ação
A Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), está lançando uma pesquisa para conhecer o impacto da pandemia de Covid-19 no comércio local. Conforme Kátia Szczepaniak, presidente da entidade comentou durante sua participação no programa Bom Dia Camaquã, a atual situação de abertura do comércio não possibilita uma progressão adequada para o futuro das empresas.
Segundo a presidente só se tem informações sobre a situação do comércio na cidade através de conversas particulares com os empresários. Existe a necessidade de ter uma pesquisa oficial para ter noção da dimensão do impacto que as empresas estão sofrendo.
Kátia informou que a ACIC em parceria com o Sebrae e Secretaria da Indústria e Comércio está lançando a pesquisa destinada à todos os empresários camaquenses. Em um primeiro momento serão ‘ouvidos’ os empresários da Associação e em seguida será aberto para os demais. A iniciativa visa conhecer como está sendo a vida do empresário a partir de março deste ano.
A pesquisa vai ser encaminhada através de email para todas as empresas. A expectativa é que se tenham as respostas até o dia 28 para ser feito um parâmetro da situação do comércio em Camaquã. Kátia informou que algumas perguntas, como qual o setor da empresa sofreu maior impacto, quanto tempo ficou fechado, se a empresa precisou demitir colaboradores, são essenciais para elaboração do documento oficial.
Ao final do tempo de coleta das respostas será divulgado o resultado da pesquisas. Outra novidade trazida pela convidada é o sorteio do curso para os comerciantes que responderem a pesquisa. Essa é uma maneira de incentivar os empresários a colaborarem na divulgação das informações.
A pesquisa é importante para que seja elaborado um plano de ação, contendo estratégias para lidar com o impacto da pandemia no comércio da cidade. Kátia comentou que a intenção da entidade é definir medidas que resolvam os problemas específicos dos associados. A iniciativa deve valorizar o comércio como um todo.
Além disso, a ACIC vai realizar no dia 27 de agosto um circuito de lives. Os primeiros convidados serão os supermercadistas. Durante as transmissões serão informadas as vivências dos empreendedores durante este período de coronavírus. “Queremos trazer inspiração para todos os setores”, afirmou Kátia, explicando sobre a importância de trocar experiências neste momento. A próxima live vai contar com a participação dos lojistas.