Mundo

Vídeo mostra erupção vulcânica no Monte Sinabung, na Indonésia

Nuvem de cinzas gigante elevou-se a uma altura de 5 quilômetros; vulcão teve segunda erupção em três dias; vejas as fotos e vídeos
10/08/2020 - 15h:47min - Fonte: G1, Reuters

Nesta segunda-feira (10), uma nova erupção vulcânica no Monte Sinabung voltou a assustar moradores da cidade de Karo, na Sumatra do Norte. É a segunda erução em três dias e os moradores voltaram a ser evacuados.

As imagens capturadas pelos moradores mostraram uma nuvem gigante de cinzas espessas subindo do pico da montanha de 2.460 metros. "O som foi como um trovão, durou menos de 30 segundos", disse o residente Fachrur Rozi Pasi.

Leia também: Explosão gigante deixa dezenas de feridos na Rússia

O vulcão expeliu uma nuvem de cinzas gigante que elevou-se a uma altura de 5 quilômetros para o alto. Além da fumaça que escurece o céu, houve ainda um ruído estrondoso, disseram autoridades e testemunhas. Assista:

De acordo com o portal G1, a erupção do Monte Sinabung na ilha de Sumatra ocorre após mais de um ano de inatividade. As autoridades alertaram moradores e turistas sobre possíveis fluxos de lava no fim de semana.

Sinabung, localizado em um dos países onde há mais atividade vulcânica do mundo, ficou inativo por séculos antes de entrar em erupção novamente em 2010. Assista:

Os moradores foram aconselhados a ficar fora de um raio de 3 quilômetros do vulcão e a usar máscaras para minimizar os efeitos da queda de cinzas vulcânicas, disse a agência de vulcanologia em um comunicado.

Leia também: Explosão deixa mortos e feridos em Baltimore, nos EUA

Nenhuma vítima foi registrada e uma porta-voz da autoridade de aviação civil disse que voos ainda operam na região.

"A situação em torno do Monte Sinabung está muito sombria agora, foi maior do que a erupção de alguns dias atrás", disse Gilbert Sembiring, que estava visitando um amigo quando Sinabung estourou.

Indonesia's Mount Sinabung volcano erupts twice in three days

deixe seu comentário