Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • cq-01
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494

Moradora denuncia vizinho que acumula lixo em volta da casa

Segundo ela, seu vizinho é acumulador e após o incêndio no bairro Jardim do Forte, os moradores do entorno ficaram ainda mais preocupados


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 27/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã desta sexta-feira (27), uma moradora do bairro Bom Sucesso entrou em contato com a redação do Clic Camaquã para relatar uma situação de medo e desconforto vivida por ela e por seus vizinhos. Segundo a moradora, um de seus vizinhos é um acumulador compulsivo de lixo e a situação está causando receio nos moradores das proximidades.

“Meu vizinho acumula lixo e depois do incêndio do Jardim do Forte, ficamos com medo, pois as casas são muito próximas uma da outra”, relatou a moradora, que preferiu não ter sua identidade revelada.

Ela ainda relatou que é muito grande a proliferação de insetos e ratos. Ela destacou que fica pior quando está mais calor, como nesta época do ano e principamente no verão.

A residência citada fica na rua Panambi, no bairro Bom Sucesso. A moradora ainda disse que nos fundos da casa a quantidade de lixo é bem maior.

Whats-App-Image-2019-09-27-at-12-52-32

Presenciou alguma situação parecida no seu bairro? Envie para nós através das mensagens no Facebook, atráves do nosso WhatsApp (51) 9 9200.4902 ou através do e-mail [email protected] 

 O editorial Boca no trombone tem o patrocínio de Rocha Car Veículos e Lê Artesanatos. 

 

VÍDEOS: Camaquã tem duas casas destruídas por incêndios em menos de 36h

 

O incêndio no Jardim do Forte

Por volta das 12:20 desta segunda-feira (23), uma residência do bairro Jardim do Forte foi atingida por incêndio após curto-circuito em um eletrodoméstico. As chamas atingiram e consumiram parte da residência localizada na avenida Olavo Moraes, próximo à Igreja Matriz.

O jornalista Eduardo Costa esteve no local realizando a cobertura completa desde a chegada do Corpo de Bombeiros. Já no começo da transmissão feita pela ClicTV e pela ClicRádio, cerca de 800 pessoas acompanhavam a live do Facebook simultâneamente. Até o momento, cerca de 30 mil pessoas visualizaram as transmissões pelo Facebook e pelo YouTube do Clic Camaquã.

A reportagem conversou com moradores das imediações, que trouxeram informações sobre as causas do incêndio, os envolvidos e os relatos do cotidiano na vizinhança, explicando a situação.

Whats-App-Image-2019-09-23-at-12-53-51

O incêndio na residência número 111 da avenida Olavo Moraes iniciou, segundo informações do Corpo de Bombeiros, após curto-circuito em uma fritadeira elétrica. A moradora/proprietária estava preparando um ovo frio e deixou o interior da residência assim que o incêndio iniciou.

Uma criança também estava no interior da residência e não se feriu, sendo levada para fora da casa e posteriormente, sendo acolhida por vizinhos. Os vizinhos relataram que a mulher é uma acumuladora compulsiva e não realiza nenhum tipo de reciclagem com o lixo recolhido.

Com a ajuda do maquinário disponibilizado pela Prefeitura de Camaquã, paredes do imóvel foram derrubadas, revelando grande quantidade de lixo também no interior da casa. Segundo os Bombeiros, o lixo foi o principal responsável pela rápida propagação das chamas.

Confira a primeira parte da transmissão, com relatos dos vizinhos, dos bombeiros e a ação das equipes de socorro:

Bombeiros relataram que o fogo se propagou devido a grande quantidade de lixo no entorno da residência, consumindo todos os móveis, algumas aberturas e todo o telhado da casa em poucas horas. 

As chamas foram combatidas por dois caminhões e pelo menos sete profissionais do Corpo de Bombeiros de Camaquã, que trabalharam por cerca de 1h até que as chamas fossem controladas e seguiram trabalhando por mais 2h para conter focos do incêndio e “esfriar” as paredes dos imóveis vizinhos, a fim de evitar maiores danos. Equipes da Brigada Militar, CEEE e da Prefeitura Municipal de Camaquã também estiveram no local para realizar o suporte.

A CEEE realizou o desligamento da energia elétrica no local. A Brigada Militar realizou a orientação para manter a ordem entre pedestres e motoristas.

Confira a segunda parte da transmissão ao vivo e a entrevista com o vice-prefeito Jair Martins:

O vereador Marcelinho esteve no local e também se manifestou durante a transmissão do Clic Camaquã. Ele ressaltou que foi necessária uma tragédia para que algo acontecesse, sendo que a situação já havia sido denunciada por ele e por outros parlamentares.

Diversos moradores participaram da cobertura completa do Clic Camaquã pessoalmente, sendo entrevistados pelo jornalista Eduardo Costa ou pelos comentários do Facebook, relatarando seus pontos de vista sobre o ocorrido. Muitos deles afirmaram, inclusive, que foi oferecida ajuda à moradora e a mesma não aceitou.

Um dos vizinhos ressaltou que o costume de acumular lixo não é de hoje e a mãe da moradora da residência já fazia a mesma coisa. Ele relatou que muitos vizinhos reclamaram em diversas oportunidades da situação e a mulher se recusava a dar uma resposta. Segundo relatado, ela passava seu tempo no interior da residência e não mantinha contato com seus vizinhos.

Confira algumas imagens registradas no local:

Whats-App-Image-2019-09-23-at-12-46-07

 

Novos focos de incêndio no Jardim do Forte

Na manhã desta terça-feira (24), moradores do bairro Jardim do Forte relataram novos focos de incêndio na residência que foi consumida por chamas na avenida Olavo Moraes na tarde desta segunda-feira (23). Segundo os vizinhos, o calor do sol combinado com o restante do lixo acumulado deram indícios de novos focos de fumaça, combatidos novamente pelo Corpo de Bombeiros.

Eles ainda relataram que no começo da manhã de hoje, a moradora foi até o terreno com seu filho de 11 anos. Juntos, eles recolheram sacolas de lixo, separando algumas peças e utensílios. Segundo uma das vizinhas, a retroescavadeira da Prefeitura foi impedida de retirar o lixo do local pela proprietária, que ainda avisou aos vizinhos que ninguém deveria mexer em suas coisas.

Pelas redes sociais, os moradores das imediações expressaram descontentamento com a situação.

“Estamos sentados esperando as autoridades fazerem alguma coisa, na noite de ontem tivemos 2 sustos, onde os bombeiros foram acionados e hoje pela manhã iniciou um novo foco de fogo e mais uma vez os bombeiros vieram.

A dona do imóvel estava aqui com seu filho, arrumou umas coisas na grade do vizinho (que TAMBÉM foi prejudicado pelo fogo) como vocês podem ver nas fotos e falou que não é para ninguem mexer nas suas coisas!

(..)

Fizemos muitas denuncias, a muitos anos e nada foi feito, ela sempre correu todos que vinham aqui, até mesmo para ajudar. Gente estou falando de no minimo 10 anos de descaso total! Só quero uma ajuda para poder dormir tranquilos e pode arrumar os estragos causados por essa tragédia anunciada! Lamentável não ter esperança que mude”, contou a moradora Dayane Gama.

Outra moradora ainda relatou que mesmo após ter recebido ajuda, a situação voltou a se repetir:

“Já foi feita uma limpeza na casa dela, inclusive um mutirão de uma igreja ajudou a limpar tudo e reformar, mas em poucos meses acumularam tudo de novo. Era horrível o estado que ela e a criança viviam, e mesmo com denúncias a Prefeitura nunca foi ali fazer algo, ela precisava de ajuda psicológica antes de tudo.”, relatou a internauta Adrielle Altíssimo.

 

O que diz a Prefeitura

A redação do Clic Camaquã entrou em contato com o vice-prefeito Jair Martins, que também é responsável pela Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Martins afirmou que a moradora segue com a guarda da criança, uma vez que os órgãos competentes entendem que ela tem condições de cuidar da mesma. A criança frequenta a escola, não sofre qualquer tipo de violência, é bem alimentada e não possui qualquer problema em sua criação.

O vice-prefeito ainda afirmou que a mulher e seu filho ficarão no Albergue Municipal, local onde estão sob a guarda da Prefeitura de Camaquã. Ela passará por tratamento médico.

Quanto à situação da residência, a Prefeitura afirma que já realizou diversas tentativas de auxilio a moradora, que se recusou a receber qualquer tipo de ajuda, tanto da Prefeitura quanto das demais pessoas à sua volta.


  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • cq-01
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51