Especialistas dão conselhos para um home office mais organizado
Entre as vantagens de trabalhar remotamente estão a possibilidade de flexibilização de horários, comodidade e economia, já que não é necessário se deslocar para chegar até a empresa; entenda
Com a necessidade do distanciamento social, a maioria das empresas tiveram que reinventar as rotinas de trabalho e muitas encontraram no home office a solução para manter as atividades, sem colocar a equipe em risco. Trabalhar em casa era o desejo de muitos brasileiros e a maioria conseguiu alcançar este objetivo e está vivendo a experiência.
Entre as vantagens de trabalhar remotamente estão a possibilidade de flexibilização de horários, comodidade e economia, já que não é necessário se deslocar para chegar até a empresa. Empregadores e colaboradores estão satisfeitos com o trabalho em casa e por isso, pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que há um grande potencial de expansão desta modalidade de trabalho no Brasil.
Porém, no home office é fácil perder o foco e não conseguir organizar a rotina para manter a produtividade. Para ter uma boa experiência no trabalho remoto e se preparar para um futuro onde esta rotina será mais comum, separamos conselhos valiosos de alguns especialistas para se manter focado e produtivo.
Crie um local de trabalho
Essa dica vem da personal organizer Raíssa Alvarez, editora do Sweetest Home. Antes de qualquer coisa, estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. Segunda Raíssa, manter seu local de trabalho organizado é o primeiro passo para ter mais produtividade e concentração, além de ser mais prazeroso trabalhar assim.
Ela aconselha ainda, escolher o cômodo mais silencioso e arejado. Incluir elementos que você gosta na decoração também pode tornar o espaço atrativo e relaxante. Coloque retratos da família na mesa, quadros e até algumas plantas, trate seu home office como um escritório de verdade.
Evite usar o pijama
Antes de começar o seu horário de trabalho, troque de roupa. Essa prática simples é fundamental para mandar a mensagem para o seu cérebro de que é momento de ser produtivo. Tathiane Deândhela, especialista em produtividade garante que o pijama passa a ideia de relaxamento e assim o cérebro entra no ‘modo férias’. Isso torna o profissional mais lento e suscetível a distrações.
Tenha uma lista de tarefas
A especialista em produtividade afirma também que cronogramas, listas e planejamento são importantes itens para manter a rotina organizada. Então, antes de finalizar ou iniciar o trabalho liste todas as atividades que precisa desenvolver nos próximos dias. Uma dica para organizar suas funções e deixar a procrastinação de lado é começar a trabalhar pelo que é mais difícil. Isso porque o seu nível de concentração e energia é mais elevado no início da atividade, então, a tarefa vai ser concluída com mais rapidez e menos erros.