Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • cq-01

Gastos com Black Friday em 2015 devem superar números do ano anterior

Descontos oferecidos podem chegar a 80%


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 27/11/2015
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cafeteiras, eletroeletrônicos, roupas, remédios, passagens aéreas e até uma noite no motel. A megaliquidação Black Friday, realizada nesta sexta-feira (27), reúne milhares de produtos e serviços com descontos prometidos de até 80%.

Este ano, empresas de todos dos portes e ramos de atividade aderiram à data, que é uma tentativa de cópia da grande liquidação realizada pelas lojas dos Estados Unidos após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), comemorado sempre na quinta-feira da quarta semana de novembro.

Criado originalmente no Brasil como uma ação mais voltada às lojas da internet, a data de compras se espalhou também pelas lojas físicas. 

Para o organizador do blackfriday.com e diretor do site Busca Descontos, que ajudou a implantar a data no Brasil, Juliano Motta, a expectativa é movimentar R$ 978 milhões, uma alta de 12% em relação ao ano passado. Mesmo assim, o número é conservador, afirma Motta.

“Envolve a situação econômica atual, a política cambial e a confiança do consumidor. Porém, percebemos que as pessoas estão mais atentas às ofertas. Tivemos um crescimento de 28% na audiência do site. Nos primeiros anos, houve quem realmente maquiasse preços, mas ninguém é burro. O varejo preparado se aproveitou disso para dar uma boa experiência aos clientes.”

Pesquisas realizadas, por consultorias, no entanto, apontam gastos mais modestos, apesar de a intenção de compra permanecer elevada, na casa dos 70%. Segundo Motta, os produtos mais procurados devem ser os eletrônicos, seguidos pelos itens de informática. Os eletrodomésticos, aparelhos de telefonia e brinquedos também devem estar na preferência dos consumidores.

Dados divulgados pelo Google revelam que, dos internautas que compraram na Black Friday em 2014, 82% pretendem voltar a comprar agora. Ainda segundo a empresa, o gasto médio será de R$ 1.003, aproximadamente o dobro do de 2014.


  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • cq-01
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz