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Greve de funcionários de terceirizada afeta atendimento do Samu no RS

Motivo seria a falta de pagamento dos salários há mais de dois meses. Secretaria Estadual de Saúde confirmou a paralisação e informou que outros servidores foram remanejados para manter o atendimento


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 14/08/2018
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Funcionários de uma terceirizada que presta serviço ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão em greve desde as 19h desta segunda-feira (13) no Rio Grande do Sul. O motivo da paralisação seria a falta de pagamento dos salários. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a greve e informou que outros servidores foram remanejados para manter o atendimento.

Os trabalhadores da terceirizada exercem as funções de telefonistas e rádio-operadores, que são os profissionais responsáveis por distribuir os encaminhamentos aos municípios. Conforme uma funcionária, que não quis se identificar, o último salário pago foi o de maio, recebido em 11 de julho.

“Estamos com dois meses e meio de salários atrasados: junho, julho e agora agosto. Estamos sem vale-alimentação, sem vale-transporte, estamos pagando para trabalhar. Não tinha mais o que fazer”, relata a funcionária.

Mais cedo, uma médica reguladora do Samu, que pediu para não ser identificada, relatou que os médicos da central do plantão não estavam recebendo as ligações porque não tinha ninguém para atender nas mesas telefônicas.

A SES afirma que o pagamento com a empresa está correto, mas os valores não são repassados aos trabalhadores. A secretaria acrescentou que está tomando todas as providências para garantir o atendimento sem prejuízo à população.

G1 tentou entrar em contato com a empresa terceirizada, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.


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