Variedades

ALERTA: Onda de frio intenso chega ao Rio Grande do Sul

MetSul alerta para chegada de massa de ar frio que derruba temperatura; algumas regiões terão temperatura próxima dos 0ºC
Por: Elias Bielaski | Publicado: 11/06/2021 às 11:28 | Alterado: 15/06/2021 às 12:15 | Fonte: MetSul Meteorologia
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 11 de junho, a MetSul Meteorologia emitiu um novo alerta para a chegada de um alerta de intensa onda de frio. A massa de ar gelado chega ao longo do final de semana e atinge todo o Sul do Brasil.

Quer ganhar uma pizza? Clique aqui!

Confira a previsão com a meteorologia Estael Sias:

A chegada da massa de ar frio é efeito de um centro de alta pressão na parte central do continente associado a uma massa de ar frio e seco que se instala.

De acordo com a MetSul, a tendência é de uma sequência de dias de sol nos três estados do Sul. 

Receba as notícias do Clic no WhatsApp.

Não se trata de uma massa de ar frio de forte intensidade e devem ser esperadas marcas baixas nos termômetros apenas no período noturno. Os dias, com sol, terão tardes de temperatura agradável. 

O maior resfriamento à noite deve favorecer a ocorrência de geada em algumas regiões neste fim de semana, sobretudo em cidades de maior altitude e especialmente concentrada em áreas de baixadas. 

A massa de ar frio ingressa ao longo desta sexta, logo a temperatura não será baixa durante o dia e a tarde será agradável. As mínimas vão ocorrer sim à noite, quando aí o frio será mais percebido. 

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Se esta não é uma massa de ar frio de maior intensidade para esta época do ano, existe uma segunda já em vista. Modelos indicam que na metade da próxima semana chega ao Sul do Brasil incursão de ar polar mais forte que trará acentuado declínio da temperatura e frio de maior intensidade que o projetado para este fim de semana.

Boletim agrometeorológico

O período entre 10 e 16 de junho terá frio intenso e geadas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 23/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com o Irga e a Emater/RS.

Baixe o aplicativo da ClicRádio no seu celular.

Nesta quinta-feira (10), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Metade Norte. Na sexta-feira (11), o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade e somente nos setores Norte e Nordeste ainda ocorrerão chuvas fracas e isoladas.

A presença do ar frio provocará declínio da temperatura em todo o Estado. No sábado (12) e domingo (13) a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com temperaturas próximas a 0°C e formação de geadas na maioria das regiões.

Na segunda-feira (14), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a ligeira elevação das temperaturas, com maior variação da nebulosidade. Na terça (15) e quarta-feira (16), o deslocamento de uma nova frente fria provocará chuva em todo o Estado.

Quer ganhar uma pizza? Clique aqui!

Os valores esperados deverão oscilar entre 20 e 35mm na Metade Sul, mas deverão ser inferiores a 10mm na Campanha. No restante do Estado, os volumes oscilarão entre 35 e 50mm na maioria das localidades e poderão superar 60mm em áreas isoladas das Missões, Alto Uruguai, Planalto e Serra do Nordeste.

deixe seu comentário