CLIC 6 ANOS: Conheça a trajetória de sucesso do maior portal de notícias da região
Empreendimento do jornalista Eduardo Costa conquistou a credibilidade junto a seus internautas, a confiança de seus anunciantes e números inacessíveis pelos concorrentes
Pontualmente às 9h do dia 17 de fevereiro de 2014, numa manhã ensolarada de verão, o sonho do jornalista Eduardo Costa saiu do papel. O Clic Camaquã nasceu, levar informação com ética, isenção e responsabilidade aos milhares de internautas, ouvintes, espectadores que diariamente se conectam com as notícias daqui. “Parece que foi ontem que o Clic entrou no ar”, lembrou Eduardo.
Clic nasce dentro da RBS
O projeto iniciou quando o empresário estava na RBS TV, onde trabalhou por três anos como repórter e apresentador. “Gostava do que fazia. Sempre sonhei em trabalhar na televisão, mas também sempre sonhei em ter o meu próprio negócio. Por isso, resolvi voltar para Camaquã e com o meu trabalho e a minha empresa, contribuir de alguma maneira para a minha cidade”, destacou o jornalista que completa 20 anos de comunicação em 2020.
Com o dinheiro da rescisão do Grupo RBS, Eduardo Costa comprou um notebook e uma câmera fotográfica e começou a atualizar os camaquenses sobre as notícias da cidade. No começo, sem uma redação física, passou a atualizar o site em casa e na rua utilizando o sinal de wi-fi de lancherias e restaurantes.
Na época, os jornais semanais ainda eram fortes e considerados fontes de informações essenciais na vida das pessoas. Ou seja, a maioria das pessoas esperavam todas as quintas para ler os impressos e se informar sobre as notícias da cidade. Atitudes que foram mudando através da instantaneidade dos veículos digitais e o Clic teve papel fundamental nesse processo.
A redação
No segundo ano, o Clic passou a ocupar uma pequena sala no Centro Empresarial Humanize, onde ficou por apenas seis meses. O objetivo era ter uma redação panorâmica no centro da cidade e o local desejado era uma sala do Edifício Dora, no cruzamento da avenida Olavo Moraes com a rua Júlio de Castilhos.
“Eu estacionava o carro na Júlio de Castilhos, quase que todos os dias e ficava olhando para a sala imaginando como seria o Clic ali”, lembrou. “Acredito que se a gente pensa positivamente em algo, as coisas acontecem e foi o que aconteceu. Conseguimos a sala”, declarou o jornalista.
Ampliação do espaço
Eram cinco mesas, quatro para a redação e comercial e uma para a ClicRádio, que foi fundada no dia 17 de fevereiro de 2017, com uma programação musical popular, mas sem programas ao vivo. O tempo passou e o espaço ficou pequeno e foi necessária ampliar as nossas instalações. Alugamos a sala ao lado e instalamos a nossa redação, cozinha e departamento comercial.
A ClicRádio passou a ganhar um espaço amplo para seu estúdio, panorâmico, 180 graus de visão com a cidade e a cidade com a ClicRádio. Interatividade única entre um veículo de comunicação e seu público. Algo inovador.
Nesta época, a ClicRádio passou a contar com dois programas ao vivo. Um deles, líder de audiência nas manhãs de sábado há 36 anos. O Controle Geral liderado pelo mestre Alvorino Osvaldt e a parceria de José Ari Ferreira e Danilo Beltrami, que deixou a frequência AM para continuar informando nas plataformas digitais.
Em 2019, o espaço novamente ficou pequeno e foi necessária a ampliação do espaço com o aluguel de uma nova sala. Derrubamos a parede, reformamos o local e alocamos o nosso departamento comercial, a nossa ClicTV e a mesa de reuniões. “Todas as dependências são panorâmicas, demonstrando a transparência do nosso trabalho com o nosso público”, destacou Eduardo.
Números inacessíveis pelos concorrentes
Nestes seis anos, o Clic Camaquã conquistou credibilidade junto de seus internautas, a confiança de seus patrocinadores e garante números inacessíveis por seus concorrentes. Atualmente contamos com mais de 1 milhão e 200 mil acessos por mês, uma média de 40 mil acessos por dia (dados Google), mais de 54 mil pessoas já curtiram a nossa página no facebook e mais de 62 mil seguem o nosso perfil na rede social. Estamos no Instagram com mais de 12 mil e 700 seguidores e nossas notícias também são compartilhadas no Twitter. Nenhum outro veículo de comunicação da cidade e da região possui números tão expressivos como os do Clic.
Além dos números, a lembrança também é importante. Em pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Camaquã, o Clic Camaquã foi o veículo de comunicação mais lembrado pela classe empresarial.
Projetos inovadores que dão resultado
Em seis anos, o Clic lançou projetos inovadores como o Prêmio Prime – As marcas mais lembradas pelos camaquenses, a ClicRádio e a ClicTV, a Revista Prime, o Mega Feirão de Veículos do Clic Camaquã, entre tantas ideias que agitaram o nosso público e consequentemente, movimentam o comércio de Camaquã e da região.
Agradecemos a todas as pessoas que já passaram pela nossa redação nesses seis anos de atividade, pelo nosso departamento comercial, pelas nossas emissoras e que contribuíram para o crescimento da nossa empresa. Fica o agradecimento aos que hoje trabalham diariamente incansavelmente para a continuidade do sucesso da nossa empresa: Renata Ulguim, Elias Bielaski, Sabrina Borges, Thiago Wachholz, Elpídio Fortes Junior, Volnei Laroque Junior, Leonardo Terra, Alvorino Osvaldt, José Ari Ferreira, Danilo Beltrami, Juliano Pereira. Desta forma, agradecemos a todos os colunistas, comentaristas e apoiadores dos nossos espaços.
Fica o nosso compromisso em continuar informando os nossos “clicadores”, como carinhosamente são chamados os nossos internautas, com isenção, ética, respeito e agilidade. Tá acontecendo, tá no Clic.