Saúde e Bem Estar

Outubro Rosa: entenda a origem da campanha e a importância da prevenção contra o câncer de mama

Representantes do HNSA participaram no Manhã Show desta sexta (15) para falarem sobre a ação que ocorre em todo mês de outubro
Por: Marisa Campos | Publicado: 15/10/2021 às 15:26 | Alterado: 21/10/2021 às 23:35
Foto: Celiomar Garcia/Clic Camaquã
Foto: Celiomar Garcia/Clic Camaquã

Na edição desta sexta-feira, 15 de outubro, do programa Manhã Show a enfermeira obstetra Cindi Holderbaum e a representante do comercial Katiuce Silveira, ambas funcionárias do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) participaram do programa para explicarem sobre a campanha do Outubro Rosa

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

Cindi explica que o outubro rosa é um movimento internacional de prevenção e diagnóstico sobre o câncer de mama, no Brasil a campanha acontece desde 2002. Além disso, a enfermeira obstetra afirma que mulheres a partir de 60 anos possuem mais incidência de desenvolver a doença.

Porém Cindi afirma que o maior risco de desenvolvimento é aos 50 anos, mulheres de 40 a 49 anos acontece a maior probabilidade de morte pela doença e ela também ressalta que homens podem desenvolver câncer de mama. 

Sobre o auto exame, ela ressalta que mulheres a partir de 20 anos já podem começar a realizar em casa, de 7 a 10 dias após a menstruação, pois no ciclo menstrual as mamas estão mais sensíveis, por isso o auto exame deve ser realizado depois do ciclo e mulheres que estão na menopausa devem realizar o auto exame uma vez ao mês.

Clique aqui e vote no Prêmio Prime 2022 <

Alguns sinais nas mamas que podem ser alertas para as mulheres, vermelhidão na mama, aspecto da pele diferente, quando apertado o mamilo sai sangue e pus, mamilo retraído, simetria das mamas diferentes, esses são os sinais da doença um pouco avançada. Por isso, qualquer sinal diferente procure imediatamente um atendimento médico.

Katiuce fala que o hospital está com um valor promocional para as mamografias, apenas R$ 60,00 sem necessidade de agendamento e sem o pedido médico. Essa promoção é válida para todo o mês de outubro. As duas ressaltam que todo o ano a mulher deve realizar a sua mamografia e outros exames de rotina ginecológicos, pois a prevenção e o diagnóstico no início da doença possuem grandes chances de cura da paciente. 

Confira a entrevista completa:

deixe seu comentário