Saúde e Bem Estar

Ortopedista e Traumatologista aborda tratamento de artrose do joelho

João Paulo Campos participou do programa Manhã Show da ClicRádio nesta quarta-feira; Confira
Por: Sabrina Borges | Publicado: 28/07/2021 às 11:41 | Alterado: 04/08/2021 às 08:50
Foto: Celiomar Garcia / Clic Camaquã
Foto: Celiomar Garcia / Clic Camaquã

Na manhã desta quarta-feira, dia 28 de julho, o médico ortopedista e traumatologista, João Paulo Campos, participou do programa Manhã Show da ClicRádio. Ele abordou o tratamento da artrose do joelho. 

A artrose é uma doença sistêmica, que pode comprometer todas as articulações. Existe uma tendência maior de inflamação nas articulações e pode provocar dor recorrente e ao longo do tempo vai degenerando a estrutura articular. 

Quando isso acontece, vai deformando a articulação, limitando o movimento e causando muita dor. Além disso, existem vários graus de artrose.

A maioria dos pacientes evolui bem quando realiza o tratamento de forma correta. Levando em conta a modificação da alimentação, modificação do peso corporal e com o fortalecimento da musculatura do joelho. 

“A maioria das pessoas vai viver bem se tiver bem estabelecido esse pilar: boa alimentação, bom exercício para estímulo de mobilidade e fortalecimento muscular do joelho”, comentou, alertando que isso deve ser realizado de forma contínua.

Nos casos mais avançados, em que já existe alguma deformidade na estrutura, é necessário passar para outros tipos de tratamento. E para isso, o médico vai avaliar o que é necessário considerando o caso de cada paciente. 

“Basicamente antes de optar pela cirurgia do joelho que é indicada para os casos mais graves, nós temos alternativas como o uso de ácido hialurônico e a prótese total do joelho”, contou. 

Acompanhe a entrevista completa a partir dos 17 minutos de transmissão:

Acompanhe o ortopedista e traumatologista João Paulo Campos no Instagram e confira o conteúdo especial que o médico disponibiliza na plataforma. João Paulo tem participação fixa todas as quartas-feiras no programa Manhã Show da ClicRádio. 

Você pode mandar suas dúvidas em relação a dores no joelho, nos pés, articulações, enfim, problemas relacionados ao aparelho locomotor, que o doutor João Paulo responde ao decorrer da entrevista. Participe! Ligue para um dos números (51) 3671 2421 ou 3671 2271 e agende uma consulta. 


deixe seu comentário