Previsão do Tempo: madrugadas de nevoeiro nos próximo dias
Com um centro de alta pressão e noites de tempo mais aberto que favorecem maior resfriamento noturno, os dados indicam a tendência de formação de cerração no fim de semana em diversas cidades
A previsão é de madrugadas com nevoeiro neste fim de semana em diversas áreas do Sul do Brasil, especialmente em cidades mais a Leste da região. Com um centro de alta pressão e noites de tempo mais aberto que favorecem maior resfriamento noturno, os dados indicam a tendência de formação de cerração no fim de semana em diversas cidades, inclusive da região metropolitana de Porto Alegre.
A temperatura mais baixa durante a noite vai favorecer a formação da cerração. Para Porto Alegre, por exemplo, a tendência é de mínimas de 12ºC a 13ºC neste sábado e de 11ºC a 12ºC no domingo com marcas menores na área metropolitana. Já para Curitiba, as mínimas devem cair a marcas ao redor de 10ºC amanhã e ainda menores no domingo que podem ficar entre 8ºC e 10ºC em pontos da capital paranaense.
AS CAUSAS DO NEVOEIRO
Quando o ar é resfriado pela perda noturna de radiação, surgem as condições favoráveis para a formação de bancos de nevoeiro junto aos rios, especialmente em vales, tal como nevoeiro de vapor sobre os mananciais d’água. Essas ocorrências são comuns no outono, quando a água ainda está mais quente e o ar já está sendo resfriado.
As noites ficam mais frias, a temperatura cai mais, e as águas quentes trocam umidade com a camada de ar frio que está logo acima da superfície. A frequência deste tipo de nevoeiro é, em especial, frequente com vales cortados por rios.
As moléculas do manancial de água estão sempre evaporando, levando umidade para o ar. Quanto mais quentes as águas, maior a evaporação e maior a presença de umidade no ar. Se uma noite fria e de céu claro é registrada, aproximando-se a temperatura do ponto de orvalho, o nevoeiro começa a se formar e neste tipo de situação, em regra, é raso, o que permite ver até o topo dos prédios mais altos.
Informações: MetSul