Previsão do Tempo: Domingo de Eleições terá calor intenso antes da chegada da chuva
Rio Grande do Sul deve ter máximas acima de 30ºC antes da chuva, que fará a temperatura despencar no começo da semana
O Rio Grande do Sul terá calor intenso neste domingo de segundo turno das Eleições 2022. As máximas devem ficar acima de 30ºC. Ao longo do dia, a chuva chega no território gaúcho e faz as temperaturas despencarem.
A MetSul Meteorologia alerta que uma abrangente onda de tempestades precederá o ingresso no começo da semana de uma atipicamente intensa massa de ar frio para esta época do ano. O cenário de tempestades severas é esperado para o Centro da Argentina, Uruguai, Centro-Sul do Brasil, Paraguai e até na Bolívia.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
É muito alto o risco de tempestades de grande severidade com vendavais e granizo de variado tamanho, além de chuva localmente forte a intensa.
No Rio Grande do Sul, a frente deve chegar à região de fronteira com o Uruguai entre o meio e o final da manhã. Entre a tarde e a noite, a atmosfera se instabiliza com o deslocamento do sistema frontal em grande parte do Rio Grande do Sul. Assim, a fim de se evitar o risco ou de chuva ou de temporal, o melhor horário para votar neste domingo na maioria das cidades do Rio Grande do Sul será no período da manhã e/ou no começo da tarde.
A frente, então, atingirá o Paraguai, os demais estados do Sul do Brasil, o Centro-Oeste e parte do Sudeste no decorrer as segunda-feira, mas se adverte que já antes, da tarde para a noite do domingo, muitas áreas destas regiões já terão pancadas de chuva e temporais isolados devido ao ar muito quente e instável que se prevê em dinâmica semelhante ao que ocorre em meses de verão.
A frente fria é tão poderosa, considerando que será impulsionada por uma massa de ar frio muito intensa e abrangente, atipicamente forte para novembro, que o sistema frontal conseguirá alcançar algumas áreas do Norte e até do Nordeste do Brasil, como o interior da Bahia, com chuva e temporais na terça e na quarta. O sistema, por exemplo, deve provocar muita chuva em pontos de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e da Bahia.
Confira a previsão com a meteorologista Estael Sias, da MetSul: