Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de janeiro de 2025
  • CLIQUE AQUI (1)

Previsão do tempo: como será novembro no Rio Grande do Sul

Primeira quinzena do mês deve apresentar períodos frequentes de precipitação. Já nos últimos 15 dias do mês, o clima fica mais seco


Por Redação Clic Camaquã Publicado 31/10/2018 Atualizado 24/02/2022
Ouvir: 00:00

Após o mês de outubro com instabilidades – períodos frequentes de chuva em algumas regiões do Estado, vento e, em alguns dias, bastante calor –, novembro deve apresentar duas quinzenas diferentes: a primeira com tempo mais úmido e chuvoso e a última com tempo seco. Segundo a Somar Meteorologia, este tipo de clima é normal para o Rio Grande do Sul nesta época do ano, já que as instabilidades ficam mais concentradas na metade Norte do Brasil.

Mesmo assim, em algumas áreas, a chuva deve alternar entre abaixo e acima da média. O mês inicia com o clima bastante úmido em boa parte do Rio Grande do Sul. O primeiro dia de novembro deve ficar instável e com chuva sobre grande parte do Estado. A frente fria segue avançando e mantém as nuvens carregadas. Para o Norte, há potencial de chuva forte logo nas primeiras horas do dia, devido à temperatura mais elevada e o tempo úmido, que proporciona o clima instável. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

– Os primeiros 15 dias devem apresentar chuva mais frequente, porém, na segunda metade do mês, ela dá uma trégua e aparece de forma menos regular – afirma o meteorologista Caio Guerra.

Após o primeiro dia de novembro, o tempo firme volta a predominar no extremo Sul e no Oeste gaúchos, devido ao avanço de uma massa de ar seco que impede a formação de chuva. No Litoral, os ventos devem ficar mais intensos, podendo alcançar até 50km/h.

Posteriormente, os períodos de chuva devem ficar mais espaçados e com menor acúmulo, o que também implicará em tempo quente. A temperatura ainda não será persistentemente elevada, mas o calor predominará na maior parte do mês.

O mês de outubro intercalou períodos secos e chuvosos. Além disso, também apresentou períodos de temperatura elevada, como nesta terça-feira (30), quando os termômetros registraram 32,8°C em Porto Alegre, sendo o dia mais quente de outubro. 

  • CLIQUE AQUI (1)