Política

São Lourenço do Sul sediará reunião temática da Comissão Especial de Piscicultura

A reunião acontecerá nesta sexta-feira (15) no Parque de Exposições Cel. Antônio Cândido Soares
Por: Marisa Campos | Publicado: 14/10/2021 às 08:52 | Alterado: 21/10/2021 às 12:16 | Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa
Foto: Denise Ritter
Foto: Denise Ritter

As potencialidades da piscicultura no Rio Grande do Sul estão na pauta de palestras e debates em São Lourenço do Sul programados para a  próxima sexta-feira (15), das 9h às 12h30, no Parque de Exposições Cel. Antônio Cândido Soares. O evento promovido pela Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura (CECAPI/RS) será realizado em formato híbrido – com participações presenciais e online – e transmitido ao vivo pelo canal da TV Assembleia no Youtube.

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

Prefeito de São Lourenço por duas gestões, o deputado Zé Nunes (PT) é relator do colegiado e tem, entre diversas lideranças assumidas na Assembleia Legislativa, a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro. “A piscicultura de base familiar é um braço importante para o desenvolvimento rural, mas ainda precisamos de políticas eficazes, que respeitem a realidade do trabalhador e as potencialidades locais, sobretudo das nossas pequenas propriedades. Na Metade Sul, ainda encontramos gargalos nas áreas de transferência de tecnologia, segurança jurídica e adequação da assistência técnica. Ao mesmo tempo, contamos com uma produção científica de excelência, agentes comprometidos com o setor e um número crescente de produtores interessados, o que nos impõe o desafio de ligar os elos da cadeia com responsabilidade e construção coletiva”, defende o deputado.   

Zé Nunes preside atualmente a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e também é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Ele deverá conduzir o debate no município, onde estará com o presidente da CECAPI, Sergio Peres (Republicanos).

A Comissão Especial de Piscicultura tem percorrido as regiões do Estado realizando visitas técnicas e reuniões temáticas, ouvindo autoridades locais, piscicultores, instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos de amparo e assistência técnica ao produtor.

Clique aqui e vote no Prêmio Prime 2022 <

Programação

Duas palestras nortearão a temática dos debates no evento desta sexta-feira, que se inicia com palestra proferida pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da FURG, Ricardo Vieira Rodrigues. O doutor em Aquicultura abordará as estratégias para o desenvolvimento da piscicultura no Rio Grande do Sul.  A partir das 11h, o histórico das regulamentações estaduais para a piscicultura, com ênfase na Lei n° 15.647 de 2021 que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no RS, será apresentado pela veterinária Renata Bertolini, chefe do Serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/RS).

Clic Camaquã anuncia Troféu Elas por Elas <

A Comissão

Criada em julho deste ano, a CECAPI tem Sergio Peres (Republicanos) na presidência, vice-presidente Ruy Irigaray (PSL) e relator Zé Nunes (PT). Também integram o colegiado os deputados Elton Weber (PSB), Clair Kuhn (MDB), Fernando Marroni (PT), Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Faisal Karam (PSDB), Paparico Bachi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Gaúcho da Geral (PSD).

deixe seu comentário