Política

Resultado do teste de segurança da urna eletrônica será liberado hoje

TSE reuniu 26 investigadores para executar ataques aos equipamentos e sistemas desenvolvidos para as eleições de 2022
Por: Sabrina Borges | Publicado: 29/11/2021 às 09:29 | Alterado: 03/12/2021 às 10:58
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Será anunciado durante a tarde desta segunda-feira, dia 29 de novembro, o resultado do teste público de segurança do sistema eletrônico de votação. O anuncio será feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

O teste visa identificar falhas de segurança e as corrigir, tanto em softwares quanto nas urnas eletrônicas antes das eleições de 2022. Esse procedimento já é realizado desde 2009.

O processo deste ano iniciou em outubro, quando especialistas receberam o código-fonte da urna e do sistema eletrônico usado para a transmissão dos dados. Com isso, eles puderam elaborar planos de ataques — de acordo com eventuais fragilidades que possam prejudicar a votação.

No teste são executadas ações controladas para identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de um pleito. O TSE reuniu 26 investigadoras e investigadores na semana passada para realizar 29 planos de ataque aos equipamentos e sistemas que vão ser usados nas eleições de 2022.

No evento de divulgação dos resultados nesta segunda, também vão estar presentes o secretário de Tecnologia da Informação, Julio Valente, e o juiz auxiliar da presidência do tribunal Sandro Vieira.


deixe seu comentário